Colunas
Atualidades da Carcinicultura
07 de Abril de 2024 Diego Maia Rocha
Análise de dados: Uma ferramenta determinante para o gerenciamento de uma fazenda

Há atividades que os detalhes fazem a diferença no processo de desempenho, e para aqueles que desejam alcançar excelência nessas atividades, é fundamental conhecer e analisar, minunciosamente, o comportamento de cada etapa desses processos. Na carcinicultura, essa realidade não difere, inclusive é determinante para construir estratégias que visam sobretudo: amenizar riscos, aumentar probabilidades de lucros e melhorar índices zootécnicos.

 

 

A proposta desse artigo é trazer para o leitor, o destaque que o tema merece. No dia a dia em uma fazenda de camarão, há muitas atividades práticas, operacionais e importantes que os “gestores de produção” precisam se envolver, mas nem sempre há tempo ou qualidade de tempo necessária, para analisar o comportamento dos dados e consequentemente, o processo de melhoria na produção tende a ficar estagnado.

Construindo históricos

Quando analisamos informações relacionados a uma fazenda de camarão, a construção de históricos se faz necessária para avaliação de resultados. Nesse contexto, há pelos ao menos três direcionamentos de comportamento de dados básicos para avaliação de desempenho:

1 - Comportamento semanal dos parâmetros ambientais

No qual envolve conhecer a variação dos parâmetros ao longo dos ciclos, mas principalmente o histórico semanal por etapa do cultivo, como, por exemplo: flutuação de temperatura, variação de pH, comportamento do oxigênio, alcalinidade, entre outros.

Obter a informação sobre a variação de temperatura de um ciclo em cultivo, nos permite a alterar a oferta nutricional para um horário que o camarão converta melhor o alimento, e consequentemente, um melhor crescimento e menor tempo de cultivo.

2 - Comportamento de desempenho do camarão.

Construir a curva de crescimento do camarão diária, é fundamental para que o gestor entenda o desenvolvimento do camarão ao longo do cultivo, e consequentemente se aproxime das estimativas de biomassa, permitindo um manejo nutricional mais efetivo.

Biometrias em fazendas de camarão, geralmente são em dias de cultivo aleatórios, onde a possibilidade de comparação de desempenho não é exata, obter uma curva de crescimento, permite fazer comparações em qualquer momento do ciclo, essa informação é importante para identificar com antecedência possíveis desafios que possam estar ocorrendo no cultivo, além de trazer uma oferta de ração mais padronizada ao longo do ciclo.

 

 

3 - Comportamento financeiro por tempo de cultivo.

Entender o comportamento de custo financeiro, detalhadamente por etapa de cultivo, por peso do camarão (gramatura) e por configuração de insumos, permite ao gestor trabalhar com planejamento financeiro mais próximo da realidade, facilitando as previsões de gastos, trazendo mais equilíbrio para o fluxo de caixa da empresa.

As variações de preços de camarão por tamanho ao longo do ano, geram a necessidade de ter melhores estratégias de oferta por tipo de produto, ter uma planilha de custos atualizadas por biometria e estimativa de biomassa, permite ao produtor tomar as melhores decisões comerciais para aumentar possibilidade lucro.

O Estudo dos dados

Não basta apenas criar um histórico de dados, é necessário, uma vez com o histórico de dados estabelecido, estudar esses comportamentos ao longo do processo produtivo, irá favorecer na: tomada de decisão, permitirá a identificação de ameaças, oportunidades e a avaliação de desempenho de um cultivo em andamento.

O Estudo das relações entre os comportamentos dos dados, é o que permite determinar, por exemplo, a capacidade de carga de um ambiente, a viabilidade financeira em retardar um cultivo por algumas semanas, e se o uso de um determinado produto, está sendo efetivo ou não para a produção.

Por isso, a dedicação e a disponibilidade de “tempo de qualidade” são imprescindíveis para que os gestores consigam converter as informações registradas em informações efetivas, que auxiliem no dia a dia, e não tornem o trabalho de registro de informações apenas um banco de dados para arquivo morto, sem uso para a realidade da fazenda.

A evolução do cultivo depende de análise dados

Como dizia o físico irlandês William Thomson: “Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”, trazendo para nossa realidade, não se pode controlar os fatores externos de uma fazenda de camarão (mercado e a variação de preços), mas certamente, se pode melhorar dia a dia da gestão de uma fazenda, em busca de: eficiência, melhoraria nos processos e negociações de insumos.

 

 

Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso pensar e avaliar os caminhos que se podem melhorar, e certamente o primeiro passo para isso, é a organização interna da empresa,  e essa responsabilidade parcial ou por completo, passa pela mão do gestor.

Reforço mais uma vez: análise de dados é uma ferramenta determinante para o gerenciamento de uma fazenda de camarão.

Afinal, como dizia o físico irlandês William Thomsom : “ Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”.

Autor: Diego Maia Rocha - Sócio-Diretor Synbiaqua Cultivos Aquáticos - Natal, RN - diegomaiarocha@synbiaqua.com.br

 

Anterior
Próxima

+55 (48) 9 9646-7200

contato@aquaculturebrasil.com

Av. Senador Gallotti, 329 - Mar Grosso
Laguna - SC, 88790-000

AQUACULTURE BRASIL LTDA ME
CNPJ 24.377.435/0001­18

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para contato@aquaculturebrasil.com.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Preencha todos os campos obrigatórios.

Você será redirecionado em alguns segundos!