Principal Defendeu Defendeu – Lucas de Andrade Zunder
0

Defendeu – Lucas de Andrade Zunder

Defendeu – Lucas de Andrade Zunder
0

Nome do acadêmico: Lucas de Andrade Zunder

Orientador: Profa. Dra. Katt Regina Lapa

Instituição: Curso de Engenharia de Aquicultura da Universidade

Federal de Santa Catarina (UFSC)

 

Título do trabalho de conclusão de curso: Software para dimensionamento de sistemas de recirculação aquícola

Introdução:

Diante dos desafios na implementação de um Sistema de Recirculação Aquícola (SRA), um fator que permanece em evidência é a falta de informações e material técnico significante acerca das melhores práticas e auxílio no dimensionamento adequado de estruturas. Verificando as dificuldades encontradas por aquicultores e estudantes em dimensionar e implementar sistemas de recirculação, observou-se a necessidade de buscar métodos mais práticos para propagar conhecimentos referentes ao dimensionamento desses tipos de sistema.

 

 

Objetivo:

O trabalho buscou a solução através do desenvolvimento de um software específico para dimensionamentos de sistemas de recirculação aquícola. A linguagem de programação selecionada foi Javascript cujo objetivo foi fornecer eficácia e eficiência a aplicação, utilizando publicações da área aquícola para o desenvolvimento do algoritmo que realizou os cálculos.

 

Materiais e métodos:

Devido a clareza nas informações, exemplos adotados e pela facilidade na implementação para um sistema, o modelo de dimensionamento adotado para o desenvolvimento da aplicação foi selecionado a partir das publicações: “Sistemas de Recirculação: Sistemas fechados com tratamento e reuso da água” escrita por Kubitza (2006) e pela publicação “Aquaculture Engineering” escrita por Lekang (2013).

Sendo assim, para início de dimensionamento, alguns dados mostram-se necessários para o correto cálculo de todos os elementos, sendo eles: número de tanques, volume unitário (m³), densidade (kg/m³), peso final (kg), taxa de arraçoamento (%), conversão alimentar e taxa de recirculação. Além disso, com base na literatura explorada foi possível chegar aos valores necessários de consumo de oxigênio, produção de amônia e sólidos totais. Os dados para dimensionamento dos filtros biológicos e demanda por aeração também foram obtidos.

 

Software:

Os softwares utilizados para o desenvolvimento foram, o Microsoft Visual Studio Code (editor de código fonte), o Hyper (terminal) e o Google Chrome (navegador utilizado para pré-visualização do sistema). O software foi desenvolvido utilizando principalmente Javascript além de HTML5 e CSS3 (para fornecer estrutura e estilos para o sistema).

Todo controle de versão do software foi realizado com a tecnologia GIT (linguagem para controle de versão), utilizando o GitHub (é uma plataforma de hospedagem de código-fonte com controle de versão) como armazenador de repositórios. E por fim a implantação do software foi realizada dentro do SalesForce Heroku (plataforma de hospedagem de sistemas).

 

Resultados:

Para iniciar o dimensionamento do sistema de recirculação, é preciso que seja realizado o clique no botão DIMENSIONAR na página inicial do programa, em seguida ocorre o redirecionamento para uma página onde é exibido apenas um formulário de preenchimento (Figura 1). Os dados solicitados são:

1.Nome do Sistema ;

2.Número de Tanques ;

3.Volume unitário (m³) ;

4.Densidade (kg/m³) ;

5.Peso Final (kg) ;

6.Taxa de Arraçoamento (%);

7.Conversão Alimentar (apenas o primeiro número da relação x:1 onde x seria o valor);

8.Taxa de Recirculação (número de vezes que o volume do sistema recircula por hora).

Ao clicar em para visualizar o dimensionamento, você é direcionado a página onde fica todo o memorial de cálculo do seu sistema de recirculação aquícola (Figura 2). O memorial fica dividido em três sessões para facilitar o entendimento, entre elas, capacidade de produção, filtro biológico e demanda de aeração.

 

Considerações finais:

Uma ideia que surgiu em meados de 2018, o AquaScript é um software pioneiro no curso de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina. Com uma interface simples e direta, cumpre bem o objetivo de mesclar programação na área de aquicultura como mecanismo de inovação do segmento. Despertando interesse em outros engenheiros ou estudantes a percorrerem novos horizontes, o sistema fornece um memorial de cálculo, com dimensionamento de biofiltros, consumo de oxigênio e necessidade de aeração. Além disso ficou a disponibilização do código fonte no repositório https://github.com/devzunder/ras para que outros estudantes e engenheiros possam trabalhar em melhorias, incentivando e propagando a área de desenvolvimento de sistemas para todos. O desenvolvimento do trabalho permitiu analisar como um software pode auxiliar o dimensionamento de SRAs, facilitando a transição e implementação desse tipo de sistema, tendo sido testado na prática com diversos alunos da disciplina Sistemas de Recirculação para Aquicultura. Alguns pontos a melhorar estão em vista ainda, sendo as principais:

  • Ferramenta para exportação do relatório gerado em formato PDF;
  • Possibilidade de edições de sistemas que já foram gerados por usuários;
  • Adicionar dimensionamentos de sistemas para outras espécies de água doce;
  • Lançar uma versão que dimensione sistemas em água salgada.

O trabalho foi defendido em: 27/07/2019

Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui

 

tags: