Principal Colunas Uma passada pela Noruega

Uma passada pela Noruega

Uma passada pela Noruega
0

No final do mês de agosto ocorreu em Trondheim a feira AQUA NOR, que completou 30 anos nessa edição. Essa foi a primeira vez que estive no evento e também na Noruega. A feira ocorre de forma alternada com a AQUA SUR, no Chile, sempre nos anos ímpares. São cerca de 20 mil visitantes de mais de 70 países diferentes, o que faz dessa uma das maiores feiras do mundo. Por ser voltada para a indústria do Salmão, o destaque é a quantidade de produtos e serviços com alto grau de tecnologia.

 

 

Para os sistemas de recirculação: O que vimos foi uma grande variedade de filtros mecânicos, sistemas de desinfecção, motobombas e principalmente, fornecedores de sistemas e estruturas completas. O número de instalações com Sistemas de Recirculação e o número de fornecedores é altíssimo. Foi possível notar claramente como as soluções apresentadas entre os diferentes fabricantes são parecidas e padronizadas.

Quanto ao fornecimento de estruturas completas: Assim como as granjas de frango aqui no Brasil, muitas das novas fazendas de salmão estão sendo construídas a partir de estruturas modulares em sistemas de recirculação. Elas são configuradas de acordo com as diferentes etapas e capacidade de produção. Independentemente do tamanho, as etapas de filtragem seguem a mesma lógica construtiva e de operação.

Outra parte que me chamou bastante a atenção não foi ligada aos sistemas de recirculação. Equipamentos para estimativa de biomassa e integrados com softwares de controle de produção são comuns e aparentemente bastante populares. Isso tem permitido a operação remota de um grande número de tanques de engorda (em terra ou no mar), utilizando um número reduzido de mão de obra.

Dessa visita, o mais interessante foi conhecer um mercado em operação mais amadurecido, competitivo, bastante preocupado com eficiência produtiva, com empresas e profissionais altamente especializados em diferentes disciplinas. Um exemplo a ser acompanhado, de perto.

Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui

 

tags: