Principal Artigos BluEco Net – Workshop sobre Aquicultura Multitrófica Integrada e o futuro da aquicultura sustentável no Brasil
0

BluEco Net – Workshop sobre Aquicultura Multitrófica Integrada e o futuro da aquicultura sustentável no Brasil

BluEco Net – Workshop sobre Aquicultura Multitrófica Integrada e o futuro da aquicultura sustentável no Brasil
0

Atualmente, a Aquacultura Multitrófica Integrada (ou na sua sigla em inglês IMTA ou Integrated Multitrophic Aquaculture) tem ganhado popularidade principalmente pelas práticas de produção de alimentos sustentáveis em todo o mundo. As operações pioneiras bem sucedidas, as pesquisas científicas, publicação de documentos e realização de projetos, bem como surgimento de linhas de financiamento disponíveis dedicados ao tema comprovam isso.

Net e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizaram um workshop sobre este tema voltado para a indústria aquícola nacional. A BluEco Net é uma cooperação bi-lateral entre Brasil e Alemanha, cuja temática é voltada para pesquisas sobre bioeconomia e aquicultura, focando em toda cadeia de valor dessa atividade. Juntos, a rede incentiva projetos que desenvolvem novas tecnologias e processos para melhoria dos aspectos ambientais e econômicos destas duas áreas temáticas. O evento ocorreu nos dias 18 e 19 de junho de 2019, em Florianópolis, Santa Catarina, e reuniu pesquisadores nacionais e internacionais, especialistas do setor e a iniciativa privada. O objetivo foi determinar o interesse da indústria no IMTA no Brasil, os atuais gargalos de implementação, uma agenda de pesquisa em sintonia com as necessidades da indústria, bem como para interligar os mercados internacionais.

 

 

Participaram do workshop universidades brasileiras (UFSC, FURG, CAUNESP, UEM, UFPB), além da EMBRAPA e EPAGRI, e empresas privadas Redemar Alevinos, Kona Blue Aquacultura, Maricultura Itapema, Maricultura Costa Verde, Agertek, SynbiAqua, Lohn Bier, entre outras. Como convidados internacionais, estiveram presentes pesquisadores do Alfred Wegener Institute (Alemanha), Centro de Investigaciones Biológicas del Noroeste – CIBNOR (México), além de empresas do setor sediadas em Portugal e Alemanha.

Durante o evento foram apresentadas iniciativas de produção e resultados de pesquisas em sistemas multitróficos, bem como em outras áreas de aquicultura sustentável, como bioflocos e aquaponia. A discussão girou em torno dos gargalos para a produção em IMTA, sobretudo regulamentação específica e licenciamento desta nova atividade. O workshop contou com a presença do Secretário Nacional de Aquicultura e Pesca, Sr. Jorge Seif Júnior, que se comprometeu a atender prontamente os interessados no setor, de modo a elaborar normativas e soluções para facilitar a implantação de novos projetos.

Foi possível também, durante o evento, degustar a Gose Salicornia, a chamada “cerveja multitrófica” da Lohn Bier, cervejaria de Lauro Muller-SC. Esse tipo de cerveja especial possui sabores dominantes de acidez de limão, característica herbácea e forte salgado, e para isso foi utilizada a Salicornia produzida pela UFSC em um sistema IMTA. A BluEco Net realiza eventos anuais no Brasil, e o programa está em vias de ser renovado por mais três anos. Os próximos passos são estreitar os laços entre as universidades e empresas brasileiras e internacionais, produzir artigos científicos, patentes e desenvolver protocolos para uma aquicultura sustentável econômica e ambientalmente.

 

Maria Angélica Reis*
William Bauer
Doutores em Aquicultura
Kona Blue Aquacultura, Tecnologia e Alimentos Sustentáveis
*angelicareis@konablue.com.br

Rafael Mansano Martins
Zootecnista
Kona Blue Aquacultura, Tecnologia e Alimentos Sustentáveis

 

Faça o download e confira o texto completo com todas as ilustrações. Clique aqui