Principal Notícias Cultivo de Algas Projeto de aquicultura multitrófica para reutilizar efluentes agrícolas

Projeto de aquicultura multitrófica para reutilizar efluentes agrícolas

Projeto de aquicultura multitrófica para reutilizar efluentes agrícolas
0

Pesquisadores espanhóis do Centro Tecnológico do Cluster de Aquicultura (CETGA) desenvolverão um projeto de aquicultura multitrófica que reutiliza efluentes agrícolas.

O projeto “Estudo e desenvolvimento industrial de sistemas integrados de policultivo, peixes-macroalgas-herbívoros, que permitem a utilização de efluentes das instalações de aquicultura (POLIAQUA)”, será realizado nas instalações da CETGA, na Espanha, e visa a utilização das águas residuais dos tanques de linguado para a criação de macroalgas que, por sua vez, serão utilizadas para alimentar o abalone, um molusco herbívoro de alto valor comercial.

Essa abordagem, que é inovadora do ponto de vista industrial, busca obter uma melhor utilização dos recursos, o que tem um efeito positivo no meio ambiente e, também na indústria da aquicultura espanhola, porque um aumento na eficiência significa uma melhoria na competitividade.

O projeto será desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Núcleo de Aquicultura (CETGA), financiado pela Fundação Biodiversidade e pelo Ministério de Transição Ecológica, por meio do Programa Pleamar, co-financiado pelo FEMP.

Fonte: Aquafeed