Principal Notícias Eventos Fenacam’19: um marco para a carcinicultura brasileira
0

Fenacam’19: um marco para a carcinicultura brasileira

Fenacam’19: um marco para a carcinicultura brasileira
0

Entre os dias 12 e 15 de novembro aconteceu em Natal-RN, a 16ª edição da FENACAM, o evento mais importante da Aquicultura e Carcinicultura Brasileira e Latino Americana.

Como falar sobre um evento como esse? Bom, o que notei nesta incrível experiência é que as principais empresas do mundo inseridas no mercado aquícola, ou querendo entrar, estavam presentes apresentando seus produtos e serviços. E não poderia deixar de salientar sobre a presença de renomados conferencistas nacionais e internacionais, produtores e pesquisadores, que em sua grande maioria durante as apresentações mostraram o desenvolvimento de soluções através de seus produtos comerciais, e também o desenvolvimento tecnológico para a atividade aquícola, seja piscicultura, carcinicultura ou malacocultura.

A Aquaculture Brasil teve a honra de presentear o presidente da FENACAM, Itamar Rocha, com a 19ª edição da revista, a qual teve sua primeira divulgação no evento. E também, assistir sua palestra no último dia do evento, a qual foi inspiradora e despertou em seu público um certo “choque de realidade” sobre como está o desenvolvimento da carcinicultura em nosso país. E afinal, como está esse setor? Tem muito a desenvolver, pois ainda estamos atrás de muitos países, como o Equador onde o crescimento na produção de camarão iniciou bem depois do Brasil. Mas, estamos caminhando para que os avanços na carcinicultura sejam cada vez mais significativos e as dificuldades na produção cada vez menores.

Durante o período da tarde estendendo-se até a noite aconteceu a feira, na qual continha 200 estandes de diferentes empresas e todas com um único objetivo, alcançar o produtor. O produtor conseguia encontrar insumos desde a nutrição animal até equipamentos diversos e redes para aquicultura e pesca, uma vez que, as empresas associadas a feira forneciam.

Entre as empresas associadas, podemos destacar algumas parceiras da Aquaculture Brasil, como a Phibro que destacou-se como um dos principais fornecedores de produtos de especialidade nutricional, a Inve destacando-se na nutrição nos estágios larvais, manejos microbianos e controle ambiental, a Aquatec que desenvolve a 30 anos pós-larvas de qualidade para carcinicultura brasileira, a Kera como uma das principais em produção de probióticos, a Altamar que destacou-se pelos seus produtos em equipamentos aquáticos desenvolvidos para aquicultura, a Engepesca como fornecedora de redes para aquicultura e pesca de alta qualidade, a Escama Forte e Beraqua que fornecendo todo o apoio para insumos nutricionais e sistemas de aeradores automatizados, a Trevisan que estava expondo seus produtos para aeração de sistemas aquícolas e também a Zanatta que vem destacando-se com suas estufas para aquicultura, especialmente para a carcinicultura.

A FENACAM é um evento de imersão de conhecimento e crescimento profissional para todos que participam, deste modo, garantimos nossa presença para a FENACAM’20 o qual temos a certeza de que será tão grandioso assim como a FENACAM’19 foi, e fica o convite a vocês caros leitores para participarem deste evento tão especial.