Principal Notícias SAIC assegura £ 10 milhões para o crescimento sustentável da aquicultura escocesa
0

SAIC assegura £ 10 milhões para o crescimento sustentável da aquicultura escocesa

SAIC assegura £ 10 milhões para o crescimento sustentável da aquicultura escocesa
0

O SAIC – Centro de Inovação da Aquicultura Escocês – recebeu um pacote de financiamento de cinco milhões de libras esterlinas para apoiar o crescimento sustentável do setor e reafirmar a posição da Escócia como líder global em inovação e produção de pescado. Espera-se que o investimento, fornecido pelo Conselho Escocês de Financiamento (Scottish Enterprise and Highlands e Islands Enterprise – HIE), seja complementado por £3,5 milhões adicionais vindos de doações.

Durante a primeira fase, que durou cinco anos, a SAIC transformou £ 6,75 milhões em um portfólio avaliado em £ 42,6 milhões, distribuídos em 47 iniciativas. Do total investido, £ 33,8 milhões foram provenientes da indústria e de outros parceiros, levando à criação de mais de 200 empregos, principalmente nas áreas rurais. A SAIC também apoiou o desenvolvimento de pessoal na área, financiando estudos de 92 acadêmicos de mestrado e doutorado.

A iniciativa foi fundamental no desenvolvimento de uma estratégia para o crescimento da aquicultura até 2030, com o plano de dobrar, de maneira sustentável, a contribuição econômica do setor, de 1,8 bilhão de libras em 2016 para 3,6 bilhões de libras em 2030.

O anúncio significa que o SAIC continuará sendo um catalisador para o crescimento de uma importante indústria aquícola nacional, que desfruta de sucesso internacional, garantindo empregos futuros e crescimento econômico sustentável. Os projetos são relevantes para o setor, atraindo dinheiro dos parceiros e fornecendo resultados que podem fazer uma diferença real.

Na próxima fase, a SAIC planeja impulsionar a inovação, alavancando novas fontes de financiamento e reunindo vários parceiros de todo o Reino Unido, com foco especial no envolvimento com pequenas e médias empresas. Além disso, visa desenvolver habilidades e talentos em aquicultura em todo o país, ajudando o crescimento da rede Women in Scottish Aquaculture (WiSA) e trabalhando com estudantes de graduação e escolas para conscientizar as pessoas para seguir na carreira da aquicultura.

Adicionalmente, almeja compartilhar a inovação em todo o setor, organizando workshops, conferências e disseminando informações de novas maneiras nos próximos cinco anos. O centro de inovação sediará a Gill Health Initiative 2020, em abril de 2020, em uma tentativa de inspirar e compartilhar novas ideias em torno de uma importante prioridade do setor.

Fonte: Aquafeed