Principal Notícias Cultivo de Moluscos Indústria de vieiras da Noruega

Indústria de vieiras da Noruega

Indústria de vieiras da Noruega
0

A grande vieira (Pecten maximus) é a espécie alvo de cultivo na Noruega. A produção anual é de aproximadamente 500 toneladas, a maior parte ainda baseada na colheita de organismos selvagens. Atualmente são cerca de 20 produtores em cultivo intermediário ou de fundo, eles adquirem as sementes na única produtora do país, a Scalpro A.S. Os produtores licenciados têm direitos exclusivos de colheita para as espécies-alvo em áreas definidas.

A produção anual de sementes gira em de 2-3 milhões, com tamanho de 15 mm, mas o laboratório tem uma capacidade instalada de produção muito maior. A demanda vem aumentando com a legalização da maricultura. Grandes variações no crescimento e sobrevivência durante a fase larval e têm sido o problema para garantir um suprimento estável de sementes.

Projetos de pesquisa foram feitos pela Universidade de Bergen, Instituto de Pesquisa Marinha e Scalpro A.S. Constataram que em unidades de cultivo maiores há um maior rendimento das larvas prontas para assentamento. Além disso, a introdução de fluxo contínuo eliminou o uso de antibióticos e estabilizou a produção de larvas. No entanto, os efeitos totais das condições do sistema em larga escala na metamorfose e no sucesso das vieiras pós-larvais ainda não são totalmente compreendidos.

Vários relatórios indicam que um alto conteúdo lipídico na dieta das larvas bivalves é crucial para que ocorra a metamorfose com sucesso e se tornem pós-larvas viáveis.

Fonte: Global Aquaculture Alliance