Principal Notícias Eventos Encontro Noruega-Brasil de aquicultura tem como foco produção sustentável de peixe
0

Encontro Noruega-Brasil de aquicultura tem como foco produção sustentável de peixe

Encontro Noruega-Brasil de aquicultura tem como foco produção sustentável de peixe
0

Mais de 100 pessoas participaram do III Encontro Noruega-Brasil de Aquicultura, iniciativa da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) e Innovation Norway, com apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e Royal Norwegian Embassy, realizado hoje, em São Paulo. O encontro concentrou-se no uso das modernas tecnologias para a produção de peixes de cultivo de maneira sustentável.

“O mundo precisa de alimentos saudáveis e de qualidade, fornecidos pela piscicultura. Mas há uma preocupação crescente com os processos produtivos. E isso passa, decisivamente, pela sustentabilidade”, destaca Francisco Medeiros, presidente executivo da Peixe BR. Ele também destacou os gargalos para o aumento da piscicultura no Brasil: clareza na legislação ambiental (atribuição dos estados) e rapidez nas análises dos processos de outorga das águas da União (atribuição federal). “A piscicultura cresce ano após ano, porém o desenvolvimento poderia ser mais rápido se tivéssemos o arcabouço legal necessário”, disse ao secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Jr.

Segundo Seif Jr., o governo federal, particularmente a Secretaria de Aquicultura e Pesca, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP/MAPA), está em um processo de reconstrução, trabalhando na defesa e fomento da produção de peixes de cultivo.

Para o embaixador da Noruega, Nils Gunneng, a sustentabilidade é o mais importante desafio da aquicultura mundial no momento, pois além de ter qualidade e segurança é preciso contribuir para o futuro do planeta ao mesmo tempo em que atende à crescente demanda dos consumidores.

O novo diretor da Innovation Norway América Latina, Håkon Ward, reforçou a questão ambiental e falou da trajetória da aquicultura da Noruega nos últimos 50 anos, em que se tornaram líderes na produção global de salmão, tem a mais moderna tecnologia para a atividade e anseiam abrir frentes de parceria com outros países, como o Brasil, para contribuir para o crescimento da indústria de pescado.

A rodada de negócios entre empresas norueguesas e brasileiras foi outro ponto alto do III Encontro Noruega-Brasil de Aquicultura. Várias empresas do país nórdico (Maritime RoboticsNorbit, RhyAkva AS, BluePlanet Academy, Maritech, MMC First Process AS e FIIZK AS) apresentaram suas soluções às empresas brasileiras de piscicultura. Os grupos nacionais Geneseas, Tilabras, IE Dashboard, OceanFarm e Agricotec também participaram das negociações, apresentando suas necessidades.

O Encontro comemora parcerias já firmadas entre empresas brasileiras e norueguesas. As brasileiras Ambar Amaral e Cristalina já experimentam essa troca de conhecimentos e inovação com a Biordal e a Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), respectivamente.

Fonte: Peixe BR