Principal Notícias Cultivo de Camarões Produção de poliquetas para a carcinicultura equatoriana

Produção de poliquetas para a carcinicultura equatoriana

Produção de poliquetas para a carcinicultura equatoriana
0

O uso de poliquetas vivos na fase de maturação de camarão peneídeo melhora a qualidade e a quantidade de náuplios produzidos. Alguns laboratórios utilizam poliquetas capturados no ambiente natural, mas essa prática implica riscos biológicos significativos para a indústria.

Um estudo feito no Equador, tinha como objetivo selecionar um gênero de poliqueta apropriado para iniciar a produção de animais vivos e livres de doenças para a maturação da criação de camarão no Equador. Para isso, utilizaram sistemas de recirculação com água salgada, e avaliaram a aceitação de dois tipos de alimentos – dietas frescas e secas. Além de identificar protocolos de fertilização, para padronizá-los.

A manutenção de espécimes de Australonuphis sp. resultou em problemas de sobrevivência de indivíduos adultos, embora os jovens pareçam ser mais resistentes, eles enterram-se nos sedimentos do fundo, e nenhuma fuga foi observada. Por outro lado, Lumbrineris sp. e Perinereis sp. se adaptaram melhor ao ambiente de cultivo, enterraram-se facilmente nos sedimentos, não escaparam dos tanques e sobreviveram por várias semanas.

Em relação ao manuseio, Australonuphis sp. apresentou muitos problemas, com o manejo causando estresse e desagregação espontânea dos animais. No caso de Lumbrineris sp. e de Perinereis sp., o manuseio foi possível, pois os animais são mais resistentes, indicando que a despesca desses gêneros seria mais fácil.

Foi observado que os gêneros Australonuphis sp. e Lumbrineris sp. não são atraídos por alimentos frescos ou secos. No entanto, Perinereis sp. capturados na ilha de Jambelí mostraram atração desde o primeiro dia para ambas dietas, o que permitiu manter esses animais por um longo tempo em condições saudáveis.

Foi possível a fertilização in vitro de várias centenas de ovos de Australonuphis sp. e Perinereis sp. A partir de agora, o objetivo é atingir muitos indivíduos reprodutores que possam apoiar uma operação de cultivo comercial. Sendo que o estudo sugere o cultivo de Perinereis sp. como uma alternativa melhor devido às suas características de manejo, aceitação do alimento e reprodução.

Fonte: Global Aquaculture Alliance