Principal Notícias Cultivo de Camarões Uso de saponinas na produção de camarões

Uso de saponinas na produção de camarões

Uso de saponinas na produção de camarões
0

As saponinas são conhecidas por possuírem numerosas propriedades farmacológicas. Pensando nas necessidades do mercado de peixes e camarões a Phibro traz mais uma inovação para Brasil: o PAQ-Protex, um alimento 100% natural, composto por extratos de saponinas de Yucca schidigera e Quillaja saponaria.

Por causa de suas propriedades surfactantes, as saponinas possuem atividade antiprotozoária. Por ter propriedade membranolíticas, elas se complexam com colesterol nas membranas das células protozoárias, causando lise celular. Além disso demonstram atividade antibacteriana, suprimindo os protozoários intestinais e inibindo seletivamente algumas bactérias (Cheeke, 2000). A toxicidade das saponinas para os protozoários parece ser generalizada e inespecífica, como resultado do seu efeito detergente sobre as membranas celulares (Francis et al., 2002).

Além dos efeitos em saúde, a saponina de Quillaia aumenta a atividade de enzimas, o que leva ao estimulo da digestão de proteínas e carboidratos no intestino (Francis et al., 2005). Com isso a inclusão de PAQ-Protex tem mostrado uma resposta positiva na produção de organismos aquáticos. Os resultados de pesquisa mostram aumentos significativos para peso final (gráfico 1), ganho de peso individual, ganho de peso e conversão alimentar (gráfico 2).

uso-de-saponinas-na-producao-de-camaroes

Gráfico 1 – Peso corporal final de camarão-branco-do-pacífico alimentado com diferentes doses de PAQ-Protex.

uso-de-saponinas-na-producao-de-camaroes

Gráfico 2 – Índice de conversão alimentar do camarão-branco-do-pacífico alimentado com diferentes doses de PAQ-Protex.

Além dos efeitos acima descritos, PAQ-Protex também controla a quantidade de amônia dissolvida na água quando fornecido ao camarão, devido ao efeito do extrato de Yucca schidigera. Assim diminuindo a concentração de amônia sendo ambientalmente amigável (Santacruz-Reyes & Chien, 2012).

Com o lançamento de PAQ-Protex, a Phibro traz para o mercado de aquacultura, mais uma importante ferramenta que alia melhora dos parâmetros de produção, saúde e que reduz contaminação do meio ambiente. Para mais informações entre aqui!