Principal Notícias Produção científica brasileira na Aquaculture Reports
0

Produção científica brasileira na Aquaculture Reports

Produção científica brasileira na Aquaculture Reports
0

Aquaculture Reports, revista científica publicada pela Elsevier, está preparando uma série de edições especiais tratando de uma determinada região geográfica ou país. Uma das primeiras edições especiais da Aquaculture Reports terá o Brasil como foco.

Todos estão convidados a submeter os resultados de seu grupo de pesquisa nessa edição especial, provisoriamente intitulada “Aquaculture Research in Brazil” e, dessa forma, ajudar a divulgar, ainda mais, a pesquisa de nível internacional que é realizada em nosso país.

Aquaculture Reports tem interesse em trabalhos originais de pesquisa com foco e contexto regional, e que procuram responder às necessidades de informação de alta qualidade sobre novas espécies e sistemas de produção. Serão especialmente bem-vindas contribuições que tratem de tópicos emergentes na pesquisa e desenvolvimento em aquicultura, assim como revisões sobre o estado atual e o desenvolvimento das mais diversas áreas da aquicultura no Brasil.

Desde o seu lançamento, em 2015, a revista vem apresentando um crescimento gradual. Neste mês, a revista recebeu o fator de impacto de 1,887 do JCR, o que a transformou em uma das mais bem classificadas na nossa área de atuação. Como utiliza o sistema de acesso aberto (Open Access), a Aquaculture Reports normalmente cobra US$ 1.100 por artigo publicado. Para essa edição especial, porém, haverá um desconto de 50%, ou seja, cada artigo terá o custo de US$ 550, sendo o pagamento realizado somente no momento da publicação. Figuras coloridas podem ser incluídas sem nenhum acréscimo. Entendemos que esse valor não deva ser considerado um gasto, mas um investimento no aumento da visibilidade de suas publicações.

Uma das vantagens reconhecidas da publicação em periódicos de acesso aberto é que, por estarem disponíveis gratuitamente para qualquer pessoa com acesso à Internet, há um significativo aumento na visibilidade e consequentemente no número de citações. Além disso, não podemos deixar de mencionar que os periódicos “tradicionais” estão, cada vez mais, passando a cobrar taxas pela submissão, processamento e/ou inclusão de figuras coloridas.

 Datas importantes

Abertura de submissões: 01 de julho de 2019

Data-limite para submissão: 01 de outubro de 2019

Data-limite para aceitação dos manuscritos: 01 de junho de 2020

 Instruções de submissão

O sistema da revista estará aberto para submissão à edição especial a partir de 01 de julho de 2019. Ao submeter seu manuscrito, selecione o tipo de artigo “VSI: Aquaculture in Brazil”, o que garantirá tanto o direcionamento correto para essa edição, mas também o desconto caso sua contribuição venha a ser aceita para publicação.

Todas as submissões consideradas adequadas para serem enviadas para revisão por pares serão analisadas pelos revisores internacionais seguindo o processo padrão da revista. Recomendamos a leitura atenta do Guia aos Autores antes da submissão, para que não haja dúvidas sobre as normas para publicação.

Caso seu manuscrito seja aceito, ele entrará em produção e será publicado simultaneamente na edição regular atual e incluído na edição especial online. Os artigos desta edição especial aparecerão em diferentes edições regulares da revista, embora sejam claramente marcados como artigo da edição especial “Aquaculture Research in Brazil”. Esse mecanismo garante a publicação imediatamente após a aprovação de cada artigo. Mais informações sobre a edição especial podem ser obtidas aqui!