Principal Notícias Cultivo de Camarões Energia limpa na aquicultura

Energia limpa na aquicultura

Energia limpa na aquicultura
0

A Novaton, uma empresa suíça de multi-inovação, combina tecnologias com energia limpa na aquicultura para construir e operar fazendas inteligentes de aquicultura. A presidente e co-fundadora da Novaton Christine Ledergerber diz que os resultados são pescados 100% naturais, saudáveis ​​e sem produtos químicos. Além disso, com a tecnologia de produção da Novaton, os pescados podem ser cultivados e produzidos em larga escala industrial e vendidos a preços acessíveis. A empresa chama esse conceito de “aquicultura positiva”.

Segundo o CEO e co-fundador, Issam Kabbani, além de oferecer soluções para substituir os métodos insustentáveis praticados no setor da aquicultura, o modelo de negócios de construção e operação de fazendas com tecnologia limpa é projetado para atrair novos investidores que procuram o pacote de produção completo. É uma oportunidade de entrar na tendência de investir em aquicultura limpa, energia limpa e sustentabilidade comercial.

Em parceria com a Salmo Solar, a Novaton desenvolveu uma gaiola de peixes marinhos de tecnologia limpa operando com energia solar que pode funcionar remotamente em mares expostos. Essa gaiola industrial autônoma para peixes pode ser personalizada para o cultivo de salmão, robalo, dourado e outras espécies marinhas, sem consumir diesel.

Outra tecnologia em desenvolvimento pela Novaton são plataformas inteligentes capazes de produzir peixes saudáveis dentro de mares e lagos poluídos. Essa solução é chamada de ‘Tabuleiro de Xadrez da Novaton’ e funcionará em sistemas híbridos de energia eólica e solar. Essas plataformas empregarão energia limpa na aquicultura para cultivar peixes em bacias de água limpa recirculadas, suspensas e isoladas dentro das águas poluídas dos mares e lagos. Kabbani diz: “Imagine um tabuleiro de xadrez flutuante, onde as caixas brancas são bacias cheias de água limpa, tratadas para cultivar os pescados e as caixas escuras são painéis solares, todos operados com sistemas inteligentes de gerenciamento automatizado”.

Fonte: Aquaculture Magazine