Principal Notícias Cultivo de Camarões INVE Aquaculture implementa protocolo de troca zero de água

INVE Aquaculture implementa protocolo de troca zero de água

INVE Aquaculture implementa protocolo de troca zero de água
0

Um dos principais fatores de risco na produção de camarão é a manifestação de doenças. Para atingir o nível mais alto de segurança, é essencial controlar todo o ciclo de produção, e evitar a entrada de água nova nas lagoas, já que podem estar contaminadas.

É por isso que a INVE Aquaculture – uma das principais empresas especializadas do mundo – executou diversos testes para introduzir protocolos de troca zero de água com alta densidade. O principal princípio do protocolo é baseado na exclusão competitiva de bactérias patogênicas pelo uso de bactérias probióticas selecionadas.

Durante a produção, foram utilizados dois produtos probióticos da INVE Aquaculture para obter exclusão de Vibrio sp.: Sanolife PRO-W, para condicionamento de água, e Sanolife PRO-2, como revestimento de ração para melhorar a flora bacteriana intestinal do camarão.

Durante o primeiro mês de cultivo, o suplemento alimentar Sano S-PAK, também da INVE Aquaculture, foi usado como imunoestimulante para melhorar a resistência do camarão contra o estresse ambiental (devido à alta densidade).

O impacto das variáveis ​​ambientais e meteorológicas foi mínimo, devido à completa ausência da renovação de água. O melhor resultado econômico foi com uma densidade de estocagem de 250 PL/m². Foi observado um controle completo da concentração de nitrogênio durante todo o processo de cultivo, eliminando a necessidade de troca de água.

O estudo proporcionou maior biossegurança no cultivo, tamanho mais homogêneo dos camarões na colheita, redução no consumo de energia e necessidade menor de mão de obra.