Principal Notícias Cultivo de Peixes Efeitos da suplementação de fósforo, a partir de concentrado proteico de aves, na dieta de juvenis de barramundi

Efeitos da suplementação de fósforo, a partir de concentrado proteico de aves, na dieta de juvenis de barramundi

Efeitos da suplementação de fósforo, a partir de concentrado proteico de aves, na dieta de juvenis de barramundi
0

A substituição parcial de farinha e óleo de peixe nas dietas é alcançada regularmente em escala comercial na maioria das espécies onívoras e até carnívoras, e as inovações mais recentes permitem total substituição desses ingredientes para peixes como o barramundi (Lates calcarifer). Também conhecido como robalo asiático, é uma espécie relevante comercialmente, que é produzida tanto em água doce (11.130 toneladas), quanto em água salgada (65.713 toneladas), gerando um valor global de US$ 320 milhões.

Embora a maioria de seus requisitos nutricionais seja conhecida, pouco se sabe sobre os requisitos minerais mais básicos, com exceção de fósforo e selênio. Melhorar a eficiência da retenção de fósforo é de importante relevância para o cultivo de barramundi, pois influencia em uma melhor retenção de nutrientes e taxa de crescimento, além de melhorar a qualidade de água.

Em um estudo recente, foi feita a substituição de farelo de subprodutos avícolas padrão, por farelo de aves mais fósforo em dieta para alevinos de barramundi. Descobriram que a dieta contendo o farelo de aves aliada a adição de fósforo aumentou a digestibilidade aparente das proteínas, energia e fósforo, além de mostrar um efeito positivo na saciedade dos peixes. Isso pode indicar que a espécie tenha uma exigência maior de fósforo do que a citada pela literatura.

Além disso, como o cultivo foi feito em água salgada, acredita-se que os animais aproveitaram o cálcio da água. Portanto seria necessário avaliar a necessidade de complementação de cálcio na dieta para cultivo em água doce.

Fonte: Global Aquaculture Alliance