Principal Notícias Cultivo de Peixes Kit piscicultura em Santa Catarina

Kit piscicultura em Santa Catarina

Kit piscicultura em Santa Catarina
0

A Secretaria da Agricultura mantém uma linha de apoio para o melhoramento da piscicultura em Santa Catarina. Os produtores catarinenses interessados em investir no cultivo de peixes de água doce contam com uma linha de financiamento para aquisição de equipamentos para monitorar a qualidade da água. ⁠
Conheça as regras:⁠

  • Os financiamentos são de até R$ 3.750,00;
  • O pagamento pode ser feito em 2 parcelas anuais e sem juros⁠;
  • Se o produtor quitar o financiamento no vencimento da primeira parcela, ele terá um desconto de 60% sobre o valor da segunda parcela. ⁠

Os piscicultores da Região de Três Barras já adquiriram o kit no valor de R$ 3,7 mil pelo Governo do Município, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Secretário João Francisco Canani Júnior disse que com a chegada dos itens, as avaliações da qualidade da água (turbidez, PH, nível de nitrito e amônia, oxigênio dissolvido e temperatura) poderá ser realizada de maneira constante e contínua.

Treinado pela empresa fornecedora do kit, o médico veterinário da Secretaria de Agricultura, Adrian Costenaro, será o responsável por fazer o controle da qualidade da água e o acompanhamento da produção durante visitas mensais às propriedades rurais.

Inicialmente serão atendidos os piscicultores participantes das reuniões promovidas pela Secretaria, em parceria com a Epagri, órgão parceiro da Prefeitura no fortalecimento da atividade no município.

Estima-se que hoje 30 produtores rurais se dedicam à criação de peixes no município. Desse total, 10 a 12 criadores participam regularmente das capacitações, treinamentos e cursos oferecidos pelos parceiros do projeto. Empreendimentos de pesque-pague são explorados em cinco propriedades rurais.

Fonte: SC Rural