Principal Notícias Cultivo de Moluscos Entenda a interdição nos cultivos de moluscos em SC

Entenda a interdição nos cultivos de moluscos em SC

Entenda a interdição nos cultivos de moluscos em SC
0

Desde o dia 2 de agosto, o governo do Estado de Santa Catarina interditou os cultivos de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões, em Bombinhas e Porto Belo. Isso quer dizer que desde então está proibida a retirada, comercialização e consumo desses moluscos.

Exames laboratoriais detectarem a presença de ácido ocadaico nos cultivos de moluscos bivalves da região. Os exames foram repetidos nesta semana, na segunda (05/ago/2019) e quarta-feira (07/ago/2019), porém a concentração da toxina continua acima do tolerável, segundo a Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural do Estado de SC.

A tendência é a concentração diminuir nos próximos dias, porém isso depende de diversos fatores, como salinidade, temperatura, minerais e matéria orgânica.

O fenômeno conhecido como “maré vermelha”, na verdade é provocado pelo desequilíbrio ecológico resultante da excessiva proliferação da população de certas algas tóxicas.

Segundo Sérgio Winckler, gerente de Aquicultura e Pesca, novos testes serão feitos hoje (12/ago/2019). As áreas só serão liberadas após dois resultados negativos e consecutivos para a toxina.

O ácido ocadaico, quando consumido por seres humanos, pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreias.

Fonte: NSC Total