Principal Notícias Como melhorar a produção de camarão marinho em baixa salinidade
0

Como melhorar a produção de camarão marinho em baixa salinidade

Como melhorar a produção de camarão marinho em baixa salinidade
0

O cultivo de camarão branco do Pacífico (Litopenaeus vannamei) representa um dos segmentos com maior crescimento e rentabilidade da aquicultura mundial. Devido suas características, como altas taxas de crescimento, sobrevivência e tolerância a uma ampla gama de salinidades.

No Equador, chuvas intensas ocorrem no inverno, diminuindo consideravelmente a salinidade nos estuários, o que afeta a produção nas fazendas de camarão que usam essas águas. Isso causa estresse osmótico no animal, fazendo-se necessária a busca por alternativas, que compensem a baixa salinidade por meio de uma nutrição adequada.

O cultivo em baixa salinidade leva a uma série de desafios, como o gerenciamento do ambiente, devido às deficiências de certos minerais, e o manejo de sistemas de recirculação com densidades mais altas do que as tradicionais. As deficiências dos principais íons são corrigidas com adição de sais na água, de maneira proporcional adequada.

Para compensar as baixas proporções de sódio : potássio e magnésio : cálcio, a suplementação dos íons pode ser com a adição à dieta desses minerais, o que permite ao camarão absorvê-los em seus tratos digestivos.

Estudos relatam que em condições de baixa salinidade, dietas contendo potássio suportaram taxas de crescimento relativamente mais altas que as dietas basais quando testadas em animais de 0,5 grama. Isso mostra os benefícios da suplementação e como ela é necessária.

Um estudo feito no Equador em um sistema de recirculação com 5 ppt, a dieta feita para baixa salinidade apresentou, estatisticamente, as maiores taxas de sobrevivência, peso final e produção.

A suplementação dos minerais na dieta em cultivos com baixa salinidade pode ser uma alternativa para melhorar a produção.

Quer saber mais sobre o cultivo de camarão marinho em baixa salinidade? Temos um curso em aberto, disponível para aquisição agora mesmo!

Saiba mais em: Curso Online – Produção de Camarões Marinhos Longe do Mar

Fonte: Global Aquaculture Alliance