Principal Notícias Cultivo de Peixes Fique atento: Publicado novo estudo sobre a dispersão do Tilapia Lake Virus

Fique atento: Publicado novo estudo sobre a dispersão do Tilapia Lake Virus

Fique atento: Publicado novo estudo sobre a dispersão do Tilapia Lake Virus
0

O Tilapia Lake Virus (TiLV) provoca uma doença viral que infecta a tilápia globalmente. A doença causa lesões e úlceras na pele, anomalias oculares, natação reduzida e mortalidades em massa. As tilápias que, após infecção do vírus sobrevivem, são imunes a outras infecções por TiLV. Ainda hoje, não há tratamento ou vacina para a doença.

Um recente estudo publicado no “Journal of Fish Diseases” identificou casos em que a tilápia infectada com o vírus transmitiu a doença para os seus descendentes. Isso sugere que o vírus, além de ser transmitido por contato direto com peixes infectados e suscetíveis, pode ser transmitido verticalmente.

Neste estudo, os pesquisadores foram capazes de isolar o RNA do TiLV no fígado e nas gônadas de machos e fêmeas de reprodutores. Ao testar em alevinos de dois dias de idade para a presença do vírus, os resultados indicaram que eles herdaram o problema, ou seja, eram portadores do TiLV.

Desta forma, os pesquisadores reforçaram a importância de aderir a fortes medidas de biosseguridade nas fazendas. Ao priorizar a prevenção e garantir que o vírus não seja introduzido no empreendimento, a doença não irá proliferar. Os pesquisadores também sugeriram que reprodutores livres de TiLV sejam desenvolvidos, visando a limitação da transmissão vertical.

Fonte: The fish site