Principal Notícias Parceria público-privada para alevinagem de peixes no Timor-Leste
0

Parceria público-privada para alevinagem de peixes no Timor-Leste

Parceria público-privada para alevinagem de peixes no Timor-Leste
0

A primeira alevinagem de peixes modelo público-privado em Timor-Leste foi inaugurado ontem, 18 de junho, em Leohitu, Bobonaro, pelo Secretário Geral do Ministério da Agricultura e Pescas, Sr. Cesar José da Cruz, e pelo Embaixador da Nova Zelândia em Timor-Leste. O projeto faz parte da Parceria para o Desenvolvimento da Aquicultura em Timor-Leste (PADTL) de US $ 4 milhões (julho de 2014 a agosto de 2019).

É a Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Aquicultura (2012-2030), que visa aumentar o fornecimento de peixes da aquicultura para 12.000 toneladas até 2030 e reduzir a subnutrição aumentando o consumo per capita de peixe de 6,1 para 15,0 kg.

O acesso a alevinos era um fator limitante, com a alevinagem serão produzidas 2 a 3 milhões de alevinos de tilápia da variedade GIFT, que serão vendidos aos piscicultores da região. A expectativa é gerar lucro a partir de seis meses de produção.

A alevinagem foi co-financiado pelo por João da Silva, que operará com seis funcionários e apoio técnico do governo e do WorldFish através do Programa de Pesquisa CGIAR em Sistemas Agroalimentares de Peixes. Foi projetado e construído em seis meses (novembro de 2018 a abril de 2019).

Fonte: Aquaculture Magazine