Principal Notícias Algas tóxicas estão se espalhando descontroladamente
0

Algas tóxicas estão se espalhando descontroladamente

Algas tóxicas estão se espalhando descontroladamente
0

De acordo com um estudo feito a partir de imagens de satélite do Mar da China Oriental, de 20 anos, as algas Noctiluca scintillans, conhecidas como lágrimas azuis, estão se proliferando excessivamente. Elas são responsáveis pelas marés vermelhas, na qual drenam o oxigênio ao seu redor, podendo bloquear a luz solar e liberar amônia, o que cria um ambiente hostil a vida marinha.

Para identificar esses organismos a equipe utilizou mais de mil imagens entre 200 e 2017, captadas por instrumentos a bordo de dois satélites da NASA e da Estação Espacial Internacional. A identificação tem base na capacidade dos plânctons absorverem a luz azul e refletirem luz vermelha.

algas-toxicas-estao-se-espalhando-descontroladamente

Os especialistas descobriram que mesmo que o tamanho da emissão seja de apenas algumas porcentagens de um pixel de satélite, ela ainda pode ser detectada. Como estão observando ao longo de uma série temporal, é possível estudar seu histórico de mudança e o que a está causando.

Uma das prováveis causas levantadas é o escoamento de nutrientes de fazendas, o que provoca um acúmulo excessivo de nutrientes na água, interrompendo o ciclo natural e produzindo as marés vermelhas. O local possui intensa atividade aquícola. Outros motivos incluem aumento da temperatura da água e maior disponibilidade de luz.

Há uma limitação significativa na detecção atual das algas, o que pode subestimar a quantidade encontrada, além de que não é possível determinar se a tendência é continuar aumentando ao longo do tempo.

Fonte: Revista Galileu