Principal Notícias Cultivo de Peixes Camarões limpadores – nova alternativa em aquicultura

Camarões limpadores – nova alternativa em aquicultura

Camarões limpadores – nova alternativa em aquicultura
0

Visto que tratamentos naturais estão chamando cada vez mais atenção para tratar doenças, um candidato promissor pode desempenhar um papel vital na redução de parasitas em peixes na aquicultura. É o Lysmata vittata, conhecido como peppermint cleaner shrimp. É uma espécie domesticada, seu cultivo é feito na Tasmânia, para indústria ornamental.

camaroes-limpadores-nova-alternativa-em-aquicultura

Usando a garoupa como espécie de teste, os cientistas descobriram que o camarão reduziu a infecção pelo parasita Neobenedenia girellae em 87%, em um sistema de recirculação.

Usar predadores naturais para controlar parasitas não é novidade. O bodião e o lumpfish são utilizados na criação de salmão para controlar os piolhos do mar, mas não existe controle biológico equivalente para a aquicultura tropical ou subtropical.

Essa espécie de camarão é amplamente distribuída, e alimenta-se de diversos parasitas economicamente importantes, como monogeneas, sanguessugas e protozoários, inclusive nas fases de ovos, cistos e casulos.

O próximo passo é adquirir indivíduos de camarão limpador suficientes, manter aquela população e avaliar sua eficácia. Depois testar em fazendas, em outros climas, outros parasitas e a possibilidade de uso de outras espécies de camarão.

Fonte: The Fish Site