Principal Notícias Cientistas descobrem cardume fóssil de 50 milhões de anos
0

Cientistas descobrem cardume fóssil de 50 milhões de anos

Cientistas descobrem cardume fóssil de 50 milhões de anos
0

Foi descoberto um fóssil de cerca de 50 milhões de anos na formação do Green River, com um cardume de uma espécie extinta de peixe, a Erismatopterus levatus. Acredita-se que os animais morreram segundos após serem soterrados por uma duna de areia.

O fóssil contém restos de pelo menos 259 peixes que foram analisados por um grupo de cientistas da Universidade Estadual do Arizona e do Mizuta Memorial Museum, no Japão. Eles conseguiram entender melhor o comportamento dessa espécie ancestral, embora não descobriram como o cardume foi preservado.

Para estudar a espécie, foram mapeados os movimentos dos peixes e foram feitas mil simulações diferentes que poderiam ter ocorrido no cardume, em busca de achar pistas sobre o seu comportamento.

A conduta dos animais foi considerada parecida com a dos que vivem atualmente nos rios rochosos da América do Norte. O formato do cardume indicou que ele serviu para reduzir os riscos dos peixes serem devorados por predadores, o que também se assemelha ao comportamento atual.

A densidade dos animais era maior na área central do cardume, enquanto nas bordas havia menos exemplares, por ser o local onde os predadores mais alcançam. É possível ainda que as larvas e os animais ainda filhotes ficassem no centro para serem protegidos. Os adultos tinham 6,5 cm de comprimento e as larvas mediam apenas 20 mm.