Principal Notícias Cultivo de Peixes BioMar cura catarata em lumpfish

BioMar cura catarata em lumpfish

BioMar cura catarata em lumpfish
0

A catarata é caracterizada por uma turvação da lente ocular, a qual, em casos mais graves, pode até levar a cegueira. O lumpfish alimenta-se caçando piolhos em salmão, e qualquer comprometimento em sua visão pode levar a uma subnutrição, o que consequentemente reduzirá sua saúde, bem-estar e desempenho.

Estudos anteriores identificaram desequilíbrios nutricionais de aminoácidos específicos em certos tecidos. Em um estudo realizado pela BioMar, a incidência de catarata em lumpfish, arraçoado com ração típica para peixes marinhos, foi de 60 a 100%, com uma pontuação média maior que 5, classificada como grave. Constataram ainda que a prevalência e a severidade aumentam com o tamanho dos peixes.

Um mesmo estudo foi conduzido com três dietas alternativas, na qual reduziu-se o teor de proteína e gordura, e nenhum traço da doença apareceu. Eles acreditam que o diferencial foi uma redução balanceada na densidade dos nutrientes. As taxas de crescimento, alimentação e sobrevivência não se alteraram com a mudança de dieta.

A ausência de cataratas relacionadas a nutrição aumenta o desempenho dos peixes e permite melhorias no cultivo.

Fonte: Aquaculture Magazine