Principal Notícias Cultivo de Camarões Uso de probióticos na aquicultura brasileira

Uso de probióticos na aquicultura brasileira

Uso de probióticos na aquicultura brasileira
0

Atualmente no Brasil com a expansão e intensificação dos cultivos de organismos aquáticos, principalmente peixes e crustáceos, tornam-se indispensáveis a procura de medidas econômicas e sustentáveis para melhora da produção. Para obter sucesso no cultivo sabemos que é de extrema importância o monitoramento da qualidade da água, qualidade do alimento fornecido e das condições biológicas do sistema.

Um dos gargalos presentes na produção aquícola são as doenças causadas por bactérias, muitas vezes o acumulo de matéria orgânica, oriundo das fezes ou sobra de ração não consumida pode gerar um ambiente estressante para a espécie alvo, desencadeando um gatilho para a proliferação de agentes patogênicos. Tendo em vista a necessidade de competição das bactérias patogênicas presentes naturalmente nos sistemas de cultivo, com as bactérias probióticas que também podem estar presentes, ou serão adicionadas através da aplicação de probióticos comerciais, sendo assim, a mudança na microbiota presente na água e por consequência no trato intestinal dos animais cultivados visa gerar condições de equilíbrio e também a prevenção de doenças.

O uso de probióticos é uma ferramenta tecnológica indispensável na aquicultura, basicamente, são aplicados via ração ou diretamente na água, são utilizadas bactérias benéficas como Bacillus sp., Lactobacillus sp. e Pediococcus sp., como podemos encontrar no probiótico Keraacqua, produto brasileiro, certificado e com o qual foram encontrados resultados satisfatórios e comprovados por diferentes estudos. Foram observados dados de qualidade da água dentro do recomendado para as espécies cultivadas, dados de desempenho zootécnico significativamente melhores para o ganho de peso, conversão alimentar, sobrevivência, produtividade e redução na contagem de colônias de Vibrio sp. Sendo assim, o Keraacqua é um produto altamente viável para uso em cultivos aquícolas brasileiros!uso-de-probioticos-na-aquicultura-brasileira