Principal Notícias Mercado Comer peixe faz bem para o coração

Comer peixe faz bem para o coração

Comer peixe faz bem para o coração
0

Segunda-feira, dia de entrar na dieta! Você já pensou em incluir mais pescado nela?

De acordo com a presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Albaneide Peixinho, o consumo habitual de peixes fornece energia, proteína e uma variedade de outros nutrientes importantes, incluindo ácidos graxos essenciais, como ômega-3, ferro, zinco, cálcio e vitaminas do complexo B.

O consumo frequente de pescado além de reduzir o risco de morte por doenças do coração, diminui o aparecimento de transtornos do desenvolvimento, depressão, ansiedade, demência e doenças inflamatórias.

O Brasil está aumentando sua produção de pescado, até 2030, a produção da pesca e aquicultura no Brasil deve crescer 46,6%. Assim, espera-se que aumente a acessibilidade de todas camadas da população ao consumo.

Outra medida que está sendo tomada é introduzir o pescado nas merendas escolares das escolas da rede pública, creches, universidades, nos centros comunitários, hospitais e instituições de saúde, entre outros. Para que as pessoas conheçam e tenham o costume de consumir.

O pescado deve ser adquirido em mercados, feiras, sacolões, e peixarias que se apresentem limpos e organizados e que ofereçam opções de boa qualidade e em bom estado de conservação. Peixes frescos devem estar sob refrigeração e apresentar escamas bem aderidas ou couro íntegro, brânquias róseas e olhos brilhantes e transparentes. Peixes congelados devem estar devidamente embalados e conservados em temperaturas adequadas.

Fonte: O documento