Principal Notícias Cultivo de Peixes Bahia terá maior projeto de piscicultura marinha da história do Brasil

Bahia terá maior projeto de piscicultura marinha da história do Brasil

Bahia terá maior projeto de piscicultura marinha da história do Brasil
0

Nesta quarta-feira (08/mai/2019), o governador da Bahia Rui Costa assinou um memorando de entendimentos com a Forever Oceans, nos Estados Unidos. A empresa norte-americana pretende investir US$ 60 milhões na criação de peixes na costa de Ilhéus.

A previsão é que os cultivos iniciem dois anos após o licenciamento ambiental. Acredita-se que 100 empregos diretos e 400 indiretos sejam gerados. A espécie alvo inicialmente é a Seriola rivoliana, conhecida como olho de boi. Os primeiros peixes serão despescados 24 meses após a instalação do projeto, quando atingirem 2,2kg. O cultivo atingirá a capacidade total em cinco anos.

bahia-tera-maior-projeto-de-piscicultura-marinha-da-historia-do-brasil

O governador revelou que assinou o memorando com o grupo americano, visando um importante investimento em alto mar, com tecnologia nova e perspectiva de resultados importantes. Além disso, eles propuseram a integração da empresa com a Bahia Pesca.

De acordo com o superintendente de Atração de Investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Paulo Guimarães, “a assinatura representa um novo estágio do desenvolvimento do estado, com a consolidação de uma cadeia produtiva de produção de peixes em grande escala. Hoje, o estado é um grande importador de peixe.” Ele acredita que no futuro poderemos ser autossuficientes na produção.

Paulo, que acompanha o governador na viagem, explicou sobre a proposta de parceria com a Bahia Pesca. “Na proposta o Governo do Estado disponibiliza a estrutura e o conhecimento técnico e tecnológico do órgão sobre espécies que eles ainda não tinham pensado em produzir, para que a empresa realize a incubação de matrizes e o desenvolvimento de alevinos afim de levar a produção dos peixes para alto mar”.

“Estamos bem impressionados com a Bahia Pesca, com o compromisso do Governo com o meio ambiente e com a estrutura do estado. Estamos felizes por fazer parte desse processo”, afirmou Memphis Holland, membro do Conselho da Forever Oceans.

Também acompanham o governador nos EUA os secretários da Casa Civil, Bruno Dauster; da Saúde, Fábio Vilas-Boas; e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro.

Foto: Carlos Prates/GOVBA