Principal Notícias Cultivo de Peixes Tocantins poderá criar tilápia em tanques-rede?

Tocantins poderá criar tilápia em tanques-rede?

Tocantins poderá criar tilápia em tanques-rede?
0

Sim!

O Governo do Tocantins liberou a criação de tilápia (Oreochromis niloticus) em tanques-rede nos lagos do Estado. Neste contexto, hoje, 08 de maio de 2019, foi lançada a primeira edição do “Tilapiatins”, na Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins), que ocorre esta semana, de 7 a 11 de maio.

O Tilapiatins vai discutir a cadeia produtiva da tilápia no Tocantins e contará com a presença de especialistas na área da produção da espécie, além de empresários, gestores municipais, piscicultores, técnicos, investidores, financiadores, agentes e gestores municipais.

Segundo o gerente de pesca da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária – Seagro, Thiago Tardivo, o Tocantins tem hidrelétricas no curso do Rio Tocantins, cuja capacidade de suporte estimada pela ANA (Agência Nacional das Águas) é de 220 mil toneladas, metade da produção brasileira de tilápias atualmente. Entretanto, até então, era permitida somente a criação de peixes oriundos da bacia hidrográfica, chamados autóctones.

Considerada uma das mais importantes espécies de peixe produzida no Brasil, com a liberação da produção da tilápia em tanques-redes em reservatórios dos lagos, o Tocantins produzirá mais alimento, mais pescado de qualidade trazendo diversidade de renda aos pescadores artesanais.