Principal Notícias Eventos Google Science Fair poderá premiar solução para os resíduos da carcinicultura

Google Science Fair poderá premiar solução para os resíduos da carcinicultura

Google Science Fair poderá premiar solução para os resíduos da carcinicultura
0
A Google Science Fair é uma competição online, aberta a estudantes de todo o mundo com idade entre 13 e 18 anos. Apoiada pela LEGO® Education, National Geographic, Scientific American e Virgin Galactic, a competição premia desde 2011 jovens que tiveram brilhantes ideias usando Ciência, Tecnologia, Engenharia ou Matemática.

Nesta edição, os alunos tiveram até 12 de dezembro de 2018 para entregar seus projetos. Depois disso, uma banca composta por pesquisadores, cientistas e professores universitários avaliou cada projeto. A próxima etapa, em maio de 2019, selecionará os 20 finalistas globais. A final, em julho, levará os estudantes para sede do Google, nos Estados Unidos.

Os vencedores globais receberão uma bolsa de estudos do Google, avaliada em 50 mil dólares, para ampliar os investimentos em sua própria educação; além de bolsas de estudo das instituições parceiras.

No total, seis brasileiros, de três projetos diferentes, participam da seleção para conhecer os finalistas globais. Entre eles, João Pedro Silvestre Armani, do Paraná, enviou um projeto com uso de resíduos do camarão.

Ele criou uma solução (de quitosana 0,5% + cera de abelha 4%) para conservar frutos por tempo maior, substituindo a utilização de defensivos agrícolas. A quitosana é obtida a partir da carapaça de camarão, evitando o descarte incorreto dos resíduos.

Saiba todos os projetos finalistas do mundo todo aqui.