Principal Notícias Cultivo de Peixes Pesquisadora brasileira chega à final do concurso mundial Alltech Young Scientist

Pesquisadora brasileira chega à final do concurso mundial Alltech Young Scientist

Pesquisadora brasileira chega à final do concurso mundial Alltech Young Scientist
0

Foram selecionados os finalistas do Alltech Young Scientist 2019, reconhecido como o maior concurso científico de agrociência do mundo. Em sua 14º edição, o programa recebeu trabalhos de 120 universidades, de 40 países. Entre os quatro finalistas selecionados pela Alltech está a mestre em aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Renata Oselame Nobrega, que representará a América Latina com um estudo sobre a utilização de microalgas na dieta de tilápias para melhorar a digestibilidade desses animais durante os meses de inverno.

“Na aquicultura, a tilápia é a segunda espécie mais cultivada no mundo, está presente em todos os continentes. Com a melhora na nutrição e na imunidade desses animais, temos a expectativa de que a produção mundial também cresça”, explica a pesquisadora.

O estudo ainda demonstrou que a utilização de 1% da suplementação com as microalgas em substituição ao óleo de peixe, tradicionalmente utilizado nas dietas, resultou em crescimento de 5,31% na produção das tilápias. Isso acontece pela rica presença de DHA (ácido graxo rico em ômega-3) nas algas, substância fundamental para o desenvolvimento da espécie.

Além do pesquisador fazer parte de um dos grupos de cientistas mais inovadores do mundo, os trabalhos de pós-graduação competirão por um prêmio de US$ 10.000,00. A premiação ocorrerá durante o ONE: Simpósio de Ideias Alltech, que acontece de 19 a 21 de maio em Lexington, Kentucky, nos Estados Unidos.

Fonte: Cultivar