Principal Notícias Inovação ANA lança aplicativo gratuito com dados de chuvas e rios do Brasil

ANA lança aplicativo gratuito com dados de chuvas e rios do Brasil

ANA lança aplicativo gratuito com dados de chuvas e rios do Brasil
0

A Agência Nacional de Águas (ANA) lançou o aplicativo Hidroweb Mobile com um acesso simplificado de dados de chuvas, nível e vazão dos rios do país. Os dados são coletados nas mais de 3 mil estações hidrometeorológicas gerenciadas pela ANA, espalhadas por todo Brasil, inclusive informações em tempo real. A ferramenta é gratuita e pode ser baixada na Play Store, para sistema Android, e na App Store, para sistema iOS.

Ao abrir o Hidroweb Mobile, o usuário pode visualizar as plataformas de coletas de dados (PCDs) agrupadas por proximidade a partir da localização do dispositivo móvel. É possível dar um zoom aparecendo as estações em suas localizações exatas e com ícones que indicam se elas são fluviométricas (monitoram nível e vazão de rios) e/ou pluviométricas (acompanham chuvas). Na visualização do mapa, também é possível alterar o fundo para imagem de satélite. Além disso, possui diversos filtros como estado, município, bacia hidrográfica, etc.

Outra funcionalidade é a busca digitando o nome da estação, rio ou município onde está a PCD. Ao encontrar as estações de seu interesse, o usuário pode marcá-las como favoritas, o que permite visualizar os dados de interesse sem a necessidade de realizar novas buscas de dados destes equipamentos selecionados.

O Hidroweb também pode ser acessado por meio de computadores clicando aqui.