Principal Notícias Legislação Corte orçamentário atinge desenvolvimento e soberania nacionais

Corte orçamentário atinge desenvolvimento e soberania nacionais

Corte orçamentário atinge desenvolvimento e soberania nacionais
0

Nessa última sexta-feira, um decreto assinado pelo Presidente da República estabelece mais um severo corte orçamentário. O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) já estava com um orçamento extremamente reduzido em 2019, devido aos sucessivos cortes. O contingenciamento de 42,27% nas despesas de investimento do MCTIC inviabiliza o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico tem mais que 80% de seus recursos contingenciados.

O valor gerado pela pesquisa pública é entre 3 a 8 vezes o valor do investimento. A formação de grupos de pesquisa competentes já custou décadas de esforço nacional. São eles que permitem enfrentar epidemias emergentes, aumentar a expectativa de vida da população, buscar novas fontes de energia, garantir a segurança alimentar, estruturar empresas inovadoras com protagonismo internacional, reforçar a segurança nacional e aumentar o valor agregado das exportações.

Cortar gastos não é a solução, muitos países já descobriram que existe uma alternativa: investir em pesquisa e desenvolvimento para aumentar o PIB.

Se essas restrições orçamentárias não forem corrigidas a tempo, serão necessárias muitas outras décadas para reconstruir a capacidade científica e de inovação do país. Por isso, é imperiosa a revisão desses cortes.