Principal Notícias Cultivo de Peixes Workshop de piscicultura no noroeste paulista tem foco em nova tecnologia para produção de tilápia

Workshop de piscicultura no noroeste paulista tem foco em nova tecnologia para produção de tilápia

Workshop de piscicultura no noroeste paulista tem foco em nova tecnologia para produção de tilápia
0

A sexta edição de um dos mais importantes eventos do setor da piscicultura volta a ser realizada este ano na cidade de Votuporanga, noroeste paulista. Promovido pela primeira vez em 2009, o Workshop de Piscicultura do Noroeste Paulista acontece no dia 20 de fevereiro, das 8 às 17h, no Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais (IAC), às margens da rodovia Péricles Belini, KM 21, em Votuporanga/SP.

O evento é organizado pelo Centro do Pescado Continental, por intermédio do Instituto de Pesca – IP, vinculados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – Apta, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e conta com apoio da Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas apenas pela internet, através do e-mail lenaq.pesca@gmail.com 

De acordo com a coordenadora do evento, a pesquisadora científica Fabiana Garcia, o evento neste ano tem foco em uma nova tecnologia para produção de tilápias.

“Nos workshops são apresentados resultados de pesquisas da Apta no campo da piscicultura e, este ano, o ênfase será uma nova tecnologia de produção de tilápias com uso de substratos, que resulta em menor custo de produção e melhor qualidade do pescado produzido. Será abordado também as possibilidades de certificação do produto” – comentou Fabiana.

São apenas 60 vagas, direcionadas primeiramente para aos profissionais do pescado, e, as remanescentes, aos demais interessados. O encontro é destinado a profissionais da cadeia do pescado, além de produtores rurais, extensionistas e estudantes, interessados na área da piscicultura.

Evento: VI Workshop de Piscicultura do Noroeste Paulista
Data: 20/02/2019
Horário: 8:30h – 17:00h
Local: Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais (IAC), às margens da rodovia Péricles Belini, KM 21, em Votuporanga.

Programação:
8h às 8:30h – Inscrições e entrega do material
8:30 às 09:00h – Palestra de abertura: “O que nos levou a estudar o uso de substratos na aquicultura?” – Pesquisadora científica, Fabiana Garcia
09:00h às 09:40h– “O uso de substratos na aquicultura reduz o custo de produção” – Mestrando Denis Johansen de Campos
Intervalo
09:50 às 10:40h– “Os substratos afetam a qualidade da água? De que forma?” – Prof. M.Sc. Roberta Almeida
10:40 às 11:20h– “A aquicultura baseada no uso de substratos pode gerar um produto diferenciado?” – Doutorando Luiz H. Castro David
11:20 às 12h – Tira dúvidas
12h – Almoço
13:30 às 15:30 – Apresentações práticas em circuito, percorrendo 3 estações, fechando com visitas aos experimentos de produção de tilápia-do-nilo em viveiro escavado e em tanques-rede.

Adaptado de votunews.