Principal Colunas Bead Filters na Aquicultura?

Bead Filters na Aquicultura?

Bead Filters na Aquicultura?
0

Aproveitando a estação do ano, vamos abordar o uso de aquecedores em sistemas de aquicultura. Dentre as opções disponíveis para o aquecimento da água, tenho priorizado a utilização das bombas de calor. A grande vantagem desses equipamentos é que a grande quantidade de energia de baixa temperatura disponível no ambiente é transferida para um meio de menor superfície com alta temperatura. O aumento da concentração de partículas sólidas e de compostos nitrogenados são os principais fatores que levam a trocas de água em sistemas de aquicultura. Para sistemas de menor capacidade, o uso dos Bead Filters (BF) são uma ótima opção para filtração mecânica e biológica combinada e diminuição da necessidade de trocas de água.

Esse filtro é construído em uma câmara que utiliza mídias flutuantes, capazes de realizar a retenção de sólidos de forma similar aos filtros de areia (FA). Nele, as partículas sólidas são capturadas a medida que a água atravessa a coluna filtrante de forma ascendente. Simultaneamente, a superfície contida nessas mídias serve como substrato para crescimento de biofilme e filtração biológica.

Como filtro de sólidos, apesar de possuirem o mesmo princípio de funcionamento dos FA, não geram os mesmos problemas existentes nesses. A diferença está principalmente na eficiência da retrolavagem. Nos FA, quando os grãos são envolvidos pelo biofilme, eles acabam se aderindo fortemente uns aos outros. Essa adesão é forte o suficiente para que a pressão de bombeamento não seja capaz de suspender toda a coluna de areia durante a retrolavagem, deixando-a compactada e com pouca capacidade de filtração. Nos BF, mesmo com a formação do biofilme, a coluna filtrante é facilmente agitada. Alguns modelos drenam a água concentrada de sólidos, um processo que utiliza muito menos água, pois a necessidade de enxágue se torna muito menor.

Como filtros biológicos, BF são classificados como reatores de filme fixos, pois o envolvimento de toda mídia filtrante pelo biofilme permite extrair nutrientes da água durante a passagem através do filtro. Dessa forma, a capacidade de remoção de nitrogenados por um BF está relacionada diretamente a superfície total disponibilizada pelas mídias filtrantes. Equipamentos maiores são capazes de remover até 1.000g amônia/ dia.

Essas características tornam os BF uma ótima opção para sistemas experimentais, manutenção de reprodutores, incubação de ovos, larvicultura, aquaponia, aquários públicos e lagos ornamentais. A Altamar possui uma linha própria de Bead Filters capaz de atender vazões entre 4 e 50 m3/h.