Principal Notícias Eventos Instanfish – o pirão instantâneo de peixe

Instanfish – o pirão instantâneo de peixe

Instanfish – o pirão instantâneo de peixe
0

A correria do dia a dia faz com que muitas vezes nós consumidores tenhamos que optar por comidas rápidas, preparadas de forma instantânea. Pensando nisso, alunas do curso de Engenharia de Alimentos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFTM) criaram um pirão de peixe instantâneo.

A proposta foi transformar produtos que seriam resíduos e portanto descartados, em novos produtos aptos ao consumo. O trabalho foi realizado com os resíduos da filetagem (espinhas) do tambaqui. Esse resíduo foi transformado em farinha e então em pirão instantâneo, ou seja, é só adicionar água quente a esse produto desidratado e tem-se um pirão que pode ser preparado de forma muito rápida e prática.

O projeto tem quase dois anos e já á foi apresentado em diversos eventos. Agora o grupo busca parceiros para poder iniciar a comercialização do mesmo.


O trabalho foi desenvolvido sob a orientação da professora Daniela Cavenaghi e as alunas Aurélia Silva e Rosângela Xavier.

O grupo está entre os expositores da Feira Nacional de Peixes Nativos de Água Doce, evento este que está sendo realizado em Cuiabá, Mato Grosso.


Na direita o produto desidratado e na esquerda o produto final após a adição de água, pronto para o consumo.