Principal Notícias Cultivo de Moluscos Curso presencial de maricultura no litoral do Rio de Janeiro

Curso presencial de maricultura no litoral do Rio de Janeiro

Curso presencial de maricultura no litoral do Rio de Janeiro
0

O IPEMAR (Instituto de Pesquisas Marinhas, Arquitetura e Recursos Renováveis) irá oferecer nesse mês de outubro um curso livre na área de maricultura.

O “Curso de Maricultura com foco em Piscicultura e Malacocultura” será ministrado no período de 15 a 19 de outubro de 2018, na Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ. A iniciativa conta com o apoio da Revista Aquaculture Brasil,  da Associação de Maricultores da Baia da Ilha Grande (AMBIG) e da Maricultura Costa Verde (empreendimento local).

Local: Enseada do Bananal, Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ.

Objetivos: abordar aspectos teóricos e práticos do cultivo da espécie Nodipecten nodosus (vieira) e criação do Rachycentron canadum (bijupirá), abarcando temas como a produção de formas jovens, engorda, manejos, mercado para comercialização e noções administrativas-legais (viabilidade financeira, licenciamento ambiental etc.).

Metodologia: Base teórica e atividades práticas – visitas a laboratórios de produção de formas jovens, visitas a fazendas de produção e realização de manejos.

Público-alvo: Estudantes universitários de cursos de aquacultura, oceanografia, biologia, profissionais da área, maricultores, técnicos e interessados em geral no tema e prática da maricultura.

Inscrição: através do e-mail cursos@ipemar.org.br

O que está incluso na inscrição:

  • Mini-curso de maricultura – com certificado de participação de 40 horas;
  • Visitação ao laboratório responsável pela produção de sementes de vieiras: IED-BIG (Instituto de Ecodesenvolvimento da Baía da Ilha Grande)¹;
  • Visitação ao “Laboratório de reprodução de peixes marinhos”² responsável pela produção de alevinos de bijupirá;
  • Visitação à fazenda marinha “Maricultura Costa Verde”, especializada na produção de vieira e bijupirá;
  • Visitação a outras fazendas marinhas vinculadas a AMBIG – Associação de Maricultores da Baía da Ilha Grande;

¹O IED-BIG (Instituto de Ecodesenvolvimento da Baía da Ilha Grande), fundado em 1991 e localizado em Angra dos Reis, é o único laboratório no país que produz sementes de vieira a nível comercial.

²O “Laboratório de reprodução de peixes marinhos” do IPEMAR/UERJ (Instituto de Pesquisas Marinhas, Arquitetura e Recursos Renováveis/ Universidade Estadual do Rio de Janeiro), se encontra localizado na Enseada do Bananal – Ilha Grande, único no estado do Rio de Janeiro, responsável pela produção e fornecimento dos alevinos de bijupirá para as fazendas marinhas da região.

Observações:

  • Inscrições até 12/10/2018, através do e-mail cursos@ipemar.org.br;
  • Curso limitado – de 8 a 20 participantes;
  • Caso não se atinja o número mínimo de participantes o curso poderá ser cancelado até 12/10/2018, e a quantia ressarcida.
  • Somente terá direito a reembolso, o participante que comunicar desistência até a data de 7/10/2018;

Serviços adicionais

O mergulho é uma conhecida ferramenta na realização das atividades de uma fazenda marinha, pois boa parte das práticas rotineiras dentro de uma maricultura ocorrem dentro da água. O curso de mergulho com reconhecimento internacional será ministrado pela operadora Escola do Mar (Suboceânica atividade subaquática M.E), que fornecerá todo equipamento necessário para a realização do mesmo. A carga horária será dividida em 12 horas de conteúdo teórico e 14 horas de atividades práticas, totalizando 26 horas de curso.

  • Curso de mergulho: Curso de mergulho autônomo (SCUBA) – certificadora CMAS;
  • Pagamento: R$ 1.540,00 – à vista
  • Local: Enseada do Bananal – Ilha Grande, Angra dos Reis – RJ;
  • Incluso: Curso de mergulho autônomo (SCUBA) – certificadora CMAS, Hospedagem em quarto coletivo com refeições inclusas (3 cafés da manhã, 4 almoços e 3 jantas). Traslado Ilha Grande – Angra (por volta das 14 h no dia 22/10/2018).

Observações: o curso de mergulho será realizado nos dias 19, 20, 21 e 22 de outubro de 2018. O número mínimo de participantes é de 3 pessoas, e o número máximo é de 6 pessoas.

Aguardamos você nesse mar de oportunidades!

Não esqueça:

Inscrições através do e-mail cursos@ipemar.org.br até o dia 12/10/2018