Principal Notícias Cultivo de Moluscos Curso de maricultura acontece em Outubro na Ilha Grande

Curso de maricultura acontece em Outubro na Ilha Grande

Curso de maricultura acontece em Outubro na Ilha Grande
0

O IPEMAR (Instituto de Pesquisas Marinhas, Arquitetura e Recursos Renováveis)  irá oferecer nesse mês de outubro um curso livre na área de maricultura.

O “Curso de Maricultura com foco em Piscicultura e Malacocultura” será ministrado no período de 15 a 19 de outubro de 2018, na Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ. A iniciativa conta com o apoio da Revista Aquaculture Brasil,  da Associação de Maricultores da Baia da Ilha Grande (AMBIG) e da Maricultura Costa Verde (empreendimento local).

Durante as aulas, será dado ênfases aos cultivo da espécie Nodipecten nodosus (vieira) e a criação do peixe Rachycentron canadum (bijupirá), com abordagens teóricas e sobretudo práticas. Além da visita a laboratórios de formas jovens, o aluno terá a oportunidade de vivenciar e realizar manejos nas etapas de engorda dos animais. Somados aos aspectos ligados a produção propriamente dita, a ementa prevê um panorama a cerca do funcionamento geral de uma fazenda marina, aludindo a temas como licenciamento ambiental, comercialização e potenciais de mercado.

O curso é direcionado a estudantes universitários de aquacultura, oceanografia, biologia, maricultores e interessados em geral no tema e prática da maricultura. Hospedagem , alimentação, traslados marítimos, ferramentas e insumos para as aulas práticas serão organizados pela produção do IPEMAR.

As vagas são limitadas e as inscrições já estão abertas. Estudantes, assinantes Aquaculture Brasil e participantes da XIII Seminário Estadual de Maricultura do RJ tem direito a descontos especiais. Para saber mais, envie e-mail para cursos@ipemar.org.br.

 

Curso de Maricultura com foco em Piscicultura e Malacocultura

Período: 15 a 19 de outubro de 2018

Local: Enseada do Bananal, Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ.

Objetivos: abordar aspectos teóricos e práticos do cultivo da espécie Nodipecten nodosus (vieira) e criação do Rachycentron canadum (bijupirá), abarcando temas como a produção de formas jovens, engorda, mercado para comercialização e noções administrativas-legais (viabilidade financeira, licenciamento ambiental etc.)

Metodologia: Aulas teóricas e atividades práticas – visitas a laboratórios de produção de formas jovens, visitas a fazendas de produção e realização de manejos.

Público-alvo: Estudantes universitários de cursos de aquacultura, oceanografia, biologia e interessados em geral no tema e prática da maricultura.

Informações: cursos@ipemar.org.br

Imagem © IPEMAR/Eduardo Sardinha