Principal Colunas Vietshrimp International Fair 2018

Vietshrimp International Fair 2018

Vietshrimp International Fair 2018
0

Que evento! A coluna Green Technologies desta edição traz as principais novidades que ocorreram nos dias 27, 28 e 29 de abril na cidade de Bac Lieu, no sul do Vietnam: Vietshrimp International Fair 2018. Vale ressaltar que o sul do Vietnã está investindo fortemente na intensificação dos cultivos com o Litopenaeus vannamei, ao contrário do restante do país que adota sistemas mais extensivos com a exploração do Penaeus monodon (ou camarão tigre).

No evento foram apresentadas diversas soluções tecnológicas para os cultivos mais intensivos, geralmente com densidades de estocagem acima dos 150-200 camarões/m2. O sistema bioflocos (e suas mais diversas variações e nomenclaturas) certamente foi o destaque do evento. Foi incrível ver como este modelo de produção caiu no gosto dos produtores vietnamitas. Neste sentido sistemas de monitoramento real-time, aplicativos de gestão, novos sistemas de bombeamento e de aeração, diferentes modelos de coberturas, além de diversos insumos para melhorar a qualidade de água foram os itens que mais me chamaram a atenção no evento.

Figura 1. Diversas novidades como novos equipamentos de bombeamento, aeração e monitoramento “real-time”.

Paralelo a Feira ocorreram diversas palestras com conferencistas nacionais e internacionais. Destaque para os temas de nutrição e diversos aditivos utilizados nas rações visando enfrentar situações de estresse aos animais. Além disso, foram mostrados resultados interessantes no cultivo intercalado de camarões e tilápias. Ao invés de deixar os viveiros vazios na época das chuvas, a engorda de tilápias em ambiente com moderada salinidade parece ser uma alternativa resultando em um produto diferenciado com resultados zootécnicos bem promissores. Este produto tem sido cobiçado por países do Oriente Médio com preços bem convidativos. Um outro tema abordado foi o cultivo de arroz integrado com camarões marinhos (ou rizicarcinicultura). A meta para os próximos cinco anos é saltar das atuais 50-60 mil toneladas anuais para mais de (pasmem) 120 mil toneladas! Para tal, fortes investimentos têm sido feitos em CT&I em conjunto com Centros de Pesquisas e Universidades.

A Vietshrimp International Fair 2018 foi só um exemplo de como os países asiáticos estão se preparando para o futuro. Muitas multinacionais de nutrição e genética estão investindo pesado naquele país. Certamente ainda é só o começo e ainda ouviremos muitas histórias desse gigante da aquicultura mundial!

Figura 2. Sistemas de bioflocos: a estrela do evento e uma aposta para conviver com as doenças e produtos focados na qualidade de água e para sistemas mais intensivos.