Principal Notícias Eventos Aquicultores e produtores rurais do oeste do Pará recebem informação e capacitação em evento
0

Aquicultores e produtores rurais do oeste do Pará recebem informação e capacitação em evento

Aquicultores e produtores rurais do oeste do Pará recebem informação e capacitação em evento
0

O II Encontro da Aquicultura do Oeste do Pará e o II Encontro para Produtores sobre Técnicas Alternativas em Aquicultura (EPAQUI) ocorreu de 06 a 10 de agosto na Ufopa.

O grupo de pesquisa Aquicultura do Baixo Amazonas da UFOPA coordenado pelo professor Dr. Luciano Jensen Vaz e composto por professores Fabrizia Sayuri Otani, Gustavo Claudiano, Michelle Fugimura, Lenise Vargas, Marcella Radael, Suzete Roberta da Silva, realizaram na semana de 6 a 10 de agosto o I Encontro da Aquicultura do Oeste do Pará e o II Encontro para Produtores sobre Técnicas Alternativas em Aquicultura (EPAQUI), em Santarém. O evento contou com a presença de professores e pesquisadores  de diversas áreas do setor aquícola, oriundos de instituições como UFC, INPA, IFPA, Embrapa, Emater e SEDAP.

O evento buscou promover a aquicultura na região oeste do Pará através de divulgação de conhecimento técnico e capacitação de estudantes, profissionais e interessados em trabalhar na atividade aquícola, por meio de palestras, minicursos e mesas-redondas. Essa atitude visou ampliar os horizontes de profissionais e futuros profissionais que atuarão no meio aquícola.

No primeiro dia, com a abertura do evento ocorreu uma mesa redonda com representantes de órgãos da pesca e aquicultura dos municípios que compõe a região oeste do Pará e SEDAP, Emater, UFOPA, entre outros. A mesa redonda trouxe boas discussões e sugestões para alavancar o setor na região. Ainda no primeiro dia houve um minicurso voltado para qualidade de água aplicada para aquicultura.

Já no segundo dia,  pelo período da manhã, foram ministradas palestras, sendo a primeira sobre inovações tecnológicas para produção de pirarucu pelo prof. PhD Manuel Futado Neto da UFC, e à seguir sobre aspectos metabólicos do crescimento do tambaqui ministrado pelo prof. Dr. Domingos Diniz e sobre a piscicultura ornamental: perspectivas e mercado proferido pela profª Dra. Marcella Radael. A tarde houve minicurso sobre microbiologia aplicada a aquicultura que trouxe conhecimentos sobre essa área inovadora e promissora para o cultivo de organismos aquáticos.

No terceiro dia tivemos palestras sobre capacidade de suporte na aquicultura, ministrado pelo prof. Me Paulo Brasil, tema extremamente importante para a região, considerando que a mesma encontra-se na Amazônia. Foi falado também sobre o mercado de trabalho e oportunidades de empreender na aquicultura, palestra essa ministrada pelo prof. Dr. Thiago Trombeta e finalizando a manhã do terceiro dia tivemos a palestra sobre nutrição de camarões pelo prof. Esaú Aguiar.  A tarde a atração foi por conta do minicurso sobre Aquaponia com prof. Me Carlos Zarzar, contando com a participação de vários produtores, interessados nessa tecnologia.

No quarto dia ocorreram palestras sobre genética de peixes e técnicas de beneficiamento de pescado além de um curso de hematologia de peixes. E no quinto dia para fecharmos com chave de ouro, foi realizada uma palestra sobre qualidade do tambaqui cultivado e seu aproveitamento como alimento onde o prof. Dr. Rogério de Jesus do INPA compartilhou boas ideias a respeito do processamento desse pescado tão importante para o Pará, bem como para o Brasil. O biólogo Zacarias Marques, gerente da Estação de piscicultura da SEDAP, também  compartilhou sua experiência prática falando sobre o panorama da aquicultura no baixo amazonas. E fechando o dia e o evento tivemos uma mesa redonda tendo um apanhado do que foi visto durante toda semana e com mais contribuições dos componentes da mesa falando sobre os avanços e perspectivas da aquicultura na Amazônia.

Ao todo, estima-se que o público foi em torno de 130 pessoas, entre estudantes de cursos técnico, graduação, pós-graduação e produtores.

A Aquaculture Brasil sorteou algumas assinaturas da Revista  aos participantes do evento e agradece pela oportunidade de contribuir com o mesmo, partilhando do mesmo objetivo dos organizadores, o de disseminar informação de qualidade.

tags: