Principal Entrevistas Jefferson Luis Cavalheiro – Acqua.Farm
0

Jefferson Luis Cavalheiro – Acqua.Farm

Jefferson Luis Cavalheiro – Acqua.Farm
0

Inovações no setor aquícola tem ocorrido com frequência, seja para um melhor controle de produção ou também para comercialização. Nesse sentido, o entrevistado da Aquaculture Brasil é o Engenheiro de Pesca Jefferson Luis Cavalheiro. Jefferson é o mentor do Acqua.Farm, um espaço inovador para comercialização de produtos e serviços do setor de aquicultura.

 

AQUACULTURE BRASIL: Jefferson, comente um pouco sobre sua formação e como a aquicultura entrou na sua vida.
Jefferson: Sou Engenheiro de Pesca, formado no ano de 2005 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), em Toledo – PR. Assim que me formei, iniciei minha carreira profissional como consultor técnico em uma Organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), em Brasília. Já se vão 12 anos em Brasília, dos quais nove foram dedicados à pesca e à aquicultura do governo federal. Nesse tempo, acumulei experiências não só como consultor, mas também em cargo comissionado. Tenho paixão pelo setor da aquicultura.

AQUACULTURE BRASIL: E como surgiu a ideia de desenvolver o Acqua.Farm?
Jefferson: Eu sempre gostei de mexer com computadores! Quando cursava Engenharia de Pesca, em 2002, fiz um curso de HTML e “codei” um site chamado CulturaAquática. Era bem simples, mas muito legal! Depois, nas minhas experiências profissionais, conversei com muitos aquicultores de todo o País. Eu ouvia muitos relatos sobre burocracias do licenciamento ambiental e os problemas na comercialização. Nessas conversas, sempre ouvia relatos de problemas na compra e venda de pescado. Sempre trabalhei pensando em uma maneira de ajudar o setor como um todo, desenvolver um projeto que fizesse a diferença… e para funcionar com a Internet. E foi aí que comecei a juntar essa parte com a tecnologia, mas não sabia exatamente como seria. Foi quando terminei o Empretec/Sebrae, que sai decidido a arriscar. Fui bater à porta de uma empresa júnior de Engenharia de Software da Universidade de Brasília (UnB). Eu sabia que tinha uma boa ideia. E deu certo! Em março de 2016, assinamos um contrato para desenvolver o software em linguagem própria. E, desde então, tudo foi acontecendo!

AQUACULTURE BRASIL: Sobre o Acqua.Farm, fale mais sobre esse que é um software de marketplace.
Jefferson: O Acqua.Farm é o primeiro software de marketplace exclusivo para o setor da aquicultura. Nosso principal objetivo é promover a melhor experiência para aquicultores, compradores de pescado e demais atores da cadeia produtiva da aquicultura que compram e vendem produtos ou serviços.

AQUACULTURE BRASIL: E quais produtos podem ser anunciados?
Jefferson: Hoje o Acqua.Farm permite anunciar a categoria de pescado vivo, que inclui pescado gordo (isto é, pescado para abate e beneficiamento) e formas jovens (isto é, alevinos, pós-larvas e sementes). No entanto, em breve, todos os produtos relacionados à aquicultura, novos e usados, também poderão ser anunciados. As novas categorias para anúncios de compra e venda serão: insumos (ração, medicamentos, etc.); equipamentos (como aeradores, medidores de qualidade de água, entre outros); serviços (engenharia, consultoria, entre outros); e fazendas (com aptidão à aquicultura), matrizes, veículos, além de pescado beneficiado e ornamentais.

jefferson-luis-cavalheiro-acqua-farm

AQUACULTURE BRASIL: Jefferson, e quais as vantagens em anunciar e comprar utilizando o Acqua.Farm?
Jefferson: O Acqua.Farm oferece um ambiente com infraestrutura e layout projetados para facilitar a conexão entre aquicultores e compradores. Queremos tornar a relação de compra e venda mais confiável, rápida e transparente. As ofertas ficam disponíveis para pesquisa durante 24h, nos 7 dias da semana, já com todos os detalhes do produto. Isso permite uma negociação mais assertiva. Além disso, o Acqua.Farm disponibiliza diversos filtros de pesquisa, como espécie, peso, tamanho, preço, quantidade e geográfico. Esses filtros estão projetados por categoria. Em breve, teremos novos recursos! É importante ter referências da pessoa com quem se negocia. Pensando nisso, estamos desenvolvendo um recurso para que os usuários possam qualificar compradores, vendedores e produtos, ou seja, pontuar, avaliar e até fazer recomendações.

Estamos focados em oferecer, nesses serviços online, o que há de mais moderno em tecnologia para todo o setor de aquicultura, de modo que o Acqua.Farm seja referência de pesquisa, compra e venda.

AQUACULTURE BRASIL: Para finalizar, anunciar no Acqua.Farm tem custo?
Jefferson: O aquicultor e os demais usuários podem fazer o seu primeiro anúncio de maneira gratuita para experimentar todos os recursos do Acqua.Farm. Depois, é possível optar por um dos planos disponíveis. Para pescado gordo e formas jovens, há uma opção por anúncio individual ou um plano com anúncios ilimitados, oferecido por 6 ou 12 meses. Para as outras categorias, os valores serão definidos por categoria e tempo de anúncio, ou por um plano anual. No momento, por ocasião da revista, todos esses valores estão com 50% de desconto. Uma excelente oportunidade, aproveite!

jefferson-luis-cavalheiro-acqua-farm

Clique aqui para baixar o Acqua.Farm diretamente no seu celular (válido para sistema Android). Para compra e venda com celular IOS clique aqui