Principal Notícias Cultivo de Camarões Criação de camarões marinhos – Evento de sucesso em Brasília

Criação de camarões marinhos – Evento de sucesso em Brasília

Criação de camarões marinhos – Evento de sucesso em Brasília
0

De 29 a 31 de janeiro de 2018, Brasília (DF) foi palco de dois eventos sobre cultivo de camarões marinhos (Litopenaeus vannamei) em água doce, o I Curso Presencial sobre Como Cultivar Camarões Marinhos em Água Doce (dias 29 e 30) e, no dia 31, o I Encontro de Carcinicultura de Brasília.

Criar camarões marinhos em água doce: Este é um novo nicho de negócio que se abre para investidores no interior do país.

O curso contou com a participação de 39 inscritos. Durante o I Encontro de Carcinicultura de Brasília, um total de 63 pessoas prestigiaram o evento ao longo do dia, aproveitando para assistir às palestras e também visitar a feira de produtos e serviços, oportunidade para conhecer tanques, rações, sais específicos para correção iônica, equipamentos de medição e controle de qualidade de água, entre outros.

criacao-de-camaroes-marinhos-evento-de-sucesso-em-brasilia

criacao-de-camaroes-marinhos-evento-de-sucesso-em-brasilia

As empresas Neovia (rações Presence), Manta Impermeabilizações (tanques para criação) e Veromar (sais específicos) foram apoiadoras do evento e se fizeram presentes participando do curso e expondo seus produtos na feira.

criacao-de-camaroes-marinhos-evento-de-sucesso-em-brasilia

Dos inscritos no curso, a grande maioria foi do Distrito Federal (24), mas houve também participantes dos estados de Goiás (7), Tocantins (4), Mato Grosso (1), São Paulo (1), Ceará (1) e Minas Gerais (1). A grande maioria dos presentes eram pessoas sem experiência na criação de camarões marinhos, dispostas a entrar na atividade.

A partir desses dois eventos e da dedicação das instituições parceiras, CEASA, EMATER/DF e SEAGRI/DF, teve-se avanços na legislação ambiental, que passou a permitir a regularização do camarão marinho de forma simplificada, por meio de ato declaratório.

Também houve avanços na possibilidade de utilização de uma linha de crédito, específica para o DF, visando o financiamento da carcinicultura.

Por fim, iniciaram-se conversas entre os participantes para criação de uma cooperativa e a formação de grupos de interesse em buscar mais informações por meio de novos treinamentos, dias de campo e visitas técnicas.

A cada dia, fortalecemos nossa parceria e em breve teremos orgulho de dizer que fazemos a diferença na aquicultura brasileira.

A comissão organizadora, AquaMercantil e Aquaculture Brasil, agradece a todos os envolvidos.

criacao-de-camaroes-marinhos-evento-de-sucesso-em-brasilia

Perdeu o curso presencial, mas tem interesse no assunto? Temos uma nova turma em aberto para o curso online e ao vivo sobre “Como Criar Camarões Marinhos em Água Doce”.