Principal Notícias Cultivo de Peixes Documentário sustentabilidade dos sistemas de produção do lambari-do-rabo-amarelo

Documentário sustentabilidade dos sistemas de produção do lambari-do-rabo-amarelo

Documentário sustentabilidade dos sistemas de produção do lambari-do-rabo-amarelo
0

Fernando H. Gonçalves, autor da tese de doutorado intitulada de “Sustentabilidade dos sistemas de produção do lambari-do-rabo-amarelo”, fez um documentário sobre os resultados da sua pesquisa afim de difundir os conhecimentos gerados à produtores rurais, pesquisadores e formadores de políticas públicas.

A produção de lambari apresenta diversificadas oportunidades de mercado e significativa relevância socioeconômica. A espécie mais produzida no Brasil é Astyanax lacustris. Os sistemas de produção de lambari se diferenciam principalmente pelo nível de reprodução da espécie. As técnicas utilizadas envolvem desde a reprodução natural até a utilização de laboratório para indução hormonal. Assim, classificamos os sistemas de produção de lambari em baixo (LCS), médio (MCS) e alto (HCS) controle. Avaliamos a sustentabilidade dos principais sistemas de produção de lambari do Estado de São Paulo por meio de indicadores ambientais, sociais, econômicos e de governança. Visitamos nove propriedades selecionadas de acordo com o nível de controle de produção. Os indicadores foram calculados e transformados em uma escala de performance. Assim, foram calculados índices de sustentabilidade ambiental, social, econômica e institucional e também um índice geral de sustentabilidade para cada sistema de produção de lambari. Assista e confira os resultados.

Fernando Gonçalves é oceanógrafo, mestre em aquicultura e pesca pelo Instituto de Pesca e doutor em aquicultura pelo CAUNESP. Tem experiência com desenvolvimento socioeconômico sustentável, atuou com comunidades rurais, pescadores e indígenas quando ocupou o cargo de Diretor de Agricultura e Pesca na Prefeitura de Mongaguá, litoral de São Paulo.

Para conferir a tese na íntegra: clique aqui