Principal Notícias Cultivo de Peixes Governo do MT promove capacitações para técnicos da piscicultura

Governo do MT promove capacitações para técnicos da piscicultura

Governo do MT promove capacitações para técnicos da piscicultura
0

O Governo do Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT), tem fomentado a piscicultura com capacitações para os técnicos da área e veterinários.

Entre junho e novembro de 2017, com investimento de R$ 70 mil, 30 técnicos dos municípios do estado participaram em Sinop dos três módulos de capacitação continuada sobre piscicultura, com carga horária de 72 horas.

Segundo o médico veterinário da Empaer, João Vechi, o treinamento deu certo por causa da parceria da empresa com a Seaf, Senar, Mapa e a Embrapa, que é uma entidade que valida os programas técnicos da Seaf, como por exemplo o Pró Café.

Temas como avanços no cultivo do tambaqui, monitoramento da qualidade da água, uso e manutenção de oxímetros, medidores de pH e de condutividade, princípios da aeração de viveiros de piscicultura, associativismo e cooperativismo, legislação, avaliação de solo e água para piscicultura e manejo foram apresentadas aos técnicos, que também participaram ao fim de uma aula prática sobre construção de viveiros.

Segundo o secretário de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Suelme Fernandes, a piscicultura é uma ótima solução econômica no Estado. “Estamos já incentivando a piscicultura, com capacitações no Norte e Araguaia com o Pirarucu, e nosso estado tem hidrografia, gente que conhece do ramo e bom clima para que possamos voltar a ser o 1º do Brasil na produção de pescado”.

A capacitação continuada tem como objetivo, instruir de forma contínua, técnicos da assistência técnica e extensão rural, para implementação de novas tecnologias e bons modos, além de orientá-los para implantação e condução de uma Unidade de Referência Tecnológica (URT).

Fonte: Governo Mato Grosso