Principal Notícias Eventos Aquicultura e pesca são o foco de seminário Brasil-Noruega

Aquicultura e pesca são o foco de seminário Brasil-Noruega

Aquicultura e pesca são o foco de seminário Brasil-Noruega
0

Tem início hoje o I Encontro Noruega-Brasil de Aquicultura, uma iniciativa da Innovation Norway (agência de fomento à indústria da Noruega), Embaixada da Noruega no Brasil e Consulado Geral do Rio.

O evento, realizado em São Paulo, se estende até amanhã dia 08, onde especialistas dos dois países debatem a sustentabilidade das indústrias de aquicultura no Brasil, afim de estabelecer os caminhos para uma cooperação mais ampla entre Brasil e Noruega nesse setor. Um primeiro encontro já havia ocorrido em maio deste ano, entre a Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR) e a Inovation Norway.

O embaixador da Noruega, Nils Martin Gunneng, vai abrir o seminário, que terá a participação do secretário de Aquicultura e Pesca, Dayvson Franklin de Souza, na conferência de abertura.

O presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Eduardo Ono vai apresentar um painel do setor na parte da manhã do primeiro dia do evento, que terá a participação de representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e Associação Brasileira de Piscicultura (PEIXE BR).

Novas tecnologias, meio ambiente e demandas da indústria em pesquisa aplicada, apresentadas pela Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR), serão o foco dos debates do segundo dia (08), que reunirá especialistas de instituições de pesquisa norueguesas como a Universidade de Ciência e Tecnologia (NTNU), Instituto de Pesquisa em Alimentos, Pesca e Aquicultura (Nofima) e Sintef Ocean; a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (AQUABIO) e empresas do setor dos dois países.

 O Brasil é um mercado promissor nestas áreas por ter condições favoráveis para o desenvolvimento da aquicultura: clima tropical, mercado interno forte, água abundante e espaço para construção de unidades, de forma a consolidar uma infraestrutura nesse segmento.

A programação completa do evento pode ser conferida no site.

Na foto, Francisco Medeiros e Jules Ignácio, diretor de relações governamentais da PEIXE BR, recebem Stein-Gunnar Bondevik, cônsul comercial da Noruega no Brasil, em visita à Piscicultura Bom Futuro e ao Condomínio de Piscicultores no Lago do Manso, dois projetos em Mato Grosso, em maio deste ano.

Texto adaptado de Guilherme AraújoJornalista.