Principal Notícias Você sabia que a criação de tilápias pode ser uma grande oportunidade de negócio?

Você sabia que a criação de tilápias pode ser uma grande oportunidade de negócio?

Você sabia que a criação de tilápias pode ser uma grande oportunidade de negócio?
0

Quais os requisitos básicos para empreender na criação de tilápia em tanques escavados? É preciso levar em conta o tamanho e formato da área? E a topografia do local? E a quantidade de água? E a qualidade da água? Perguntas como estas fazem parte do dia a dia de todo empreendedor, seja ele experiente ou novato no setor aquícola.

O Estado do Rio Grande do Norte possui condições edafo-climáticas favoráveis para a piscicultura em tanques escavados. Sendo conduzida de acordo com as técnicas de produção, respeito ao meio ambiente e com foco no mercado consumidor, essa atividade pode ser desenvolvida de forma competitiva e sustentável.

A criação de tilápia em tanques escavados, quando integrada a outras atividades agropecuárias, trará benefícios ao produtor rural em razão do reaproveitamento de água, otimização de energia elétrica, insumos e mão de obra, diversificando as fontes de renda na propriedade. A água dos tanques, fertilizada em razão do manejo de cultivo dos peixes, poderá ser destinada a irrigação de pastagens, pomares, hortaliças etc.

Para que a piscicultura seja iniciada há a necessidade de que o empreendedor conheça os critérios e condicionantes para sua implantação e regularização junto às instituições de fiscalização e controle ambiental, de fomento e de crédito.

Os requisitos básicos relacionados aos recursos naturais estão diretamente ligados ao local e aos recursos hídricos, enquanto que aqueles ligados ao meio ambiente se referem à legalização e à preservação ambiental. Quanto aos recursos físicos, eles se ligam diretamente às estruturas e condições operacionais existentes na propriedade.

Buscando orientar o produtor rural, o SEBRAE-RN disponibiliza esta cartilha com dicas, requisitos básicos e um perfil de oportunidade de negócio para nortear o piscicultor e/ou potencial empresário nesta importante atividade econômica.

Acesse o material clicando AQUI!