Principal Notícias Mercado Projeto ajuda produtores no controle e prevenção de parasitos no cultivo
0

Projeto ajuda produtores no controle e prevenção de parasitos no cultivo

Projeto ajuda produtores no controle e prevenção de parasitos no cultivo
0

A produção aquícola europeia tem alcançado um alto nível de desenvolvimento nos últimos anos, proporcionando mais de 80.000 empregos diretos e ganhos de aproximadamente 3 bilhões de euros por ano. No entanto, os parasitos têm sido o grande entrave para o alcance de melhores resultados, podendo levar a surtos graves de doenças e a perdas econômicas na aquicultura.

O projeto, ParaFishControl, financiado pela União Europeia (UE), está ajudando produtores e demais envolvidos na atividade aquícola a entender melhorar a compreensão das interações peixes-parasitos e assim aumentar a sustentabilidade e a competitividade produtiva.

O projeto está desenvolvendo ferramentas e soluções inovadoras para a prevenção, controle e mitigação dos principais parasitos que afetam o Salmão do atlântico, carpa comum, truta arco-íris, entre outras espécies de peixes cultivados na Europa.

O ParaFishControl tem o apoio de 29 parceiros distribuídos em 13 países. Entre os principais objetivos do projeto se destacam:

  • gerar conhecimentos científicos relevantes para a aquicultura relativos a parasitos de peixes;
  • desenvolver novas ferramentas profiláticas, incluindo vacinas, aditivos para alimentação animal, controles biológicos e intervenções de manejo;
  • fornecer tratamentos avançados ou alternativos para doenças parasitárias;
  • fornecer manuais de melhores práticas para diagnóstico prático e manejo integrado de doenças parasitárias para produtores, veterinários e demais partes interessadas, entre outros.

Entre alguns resultados já divulgados se destacam os trabalhos:

Quer saber mais sobre o projeto? Acesse AQUI!