Principal Notícias Projeto de monitoramento da atividade pesqueira de SC lança portal para consulta de dados
0

Projeto de monitoramento da atividade pesqueira de SC lança portal para consulta de dados

Projeto de monitoramento da atividade pesqueira de SC lança portal para consulta de dados
0

O quanto se pesca no Brasil? O quanto se produz? Quais regiões têm um maior potencial de crescimento aquícola? Onde, como e em que quantidade? A produção está aumentando ou reduzindo? Se você leu até aqui esperando uma resposta para todos estes questionamentos lamentamos informar que “ninguém sabe”.

O último boletim estatístico data de 2011, publicado pelo extinto Ministério da Pesca e Aquicultura. Desde então o país vem trabalhando às cegas e sem dados oficiais consolidados sobre as atividades de pesca e aquicultura.

E como fazer uma gestão eficiente do crescimento do setor produtivo sem dados e informações? Não se faz. O que se vê são ações locais, em alguns Estados, que não são capazes de quantificar com precisão a produção nacional.

O Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira no Estado de Santa Catarina – PMAP-SC, desenvolvido pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, completou seu primeiro de execução das atividades em campo, cujo início se deu em 1º de agosto de 2016.

Estão sendo monitorados a produção, o esforço e as áreas de pesca industrial e artesanal em 35 municípios litorâneos de Santa Catarina. Também estão sendo realizados o cadastramento dos pescadores artesanais em atuação no Estado, além das embarcações, infraestrutura de apoio (p.ex. ranchos, trapiches, fábricas de gelo, postos de abastecimento de combustíveis entre outros) e entidades ligadas direta ou indiretamente à atividade pesqueira. A caracterização socioeconômica dos pescadores artesanais também faz parte das atividades do projeto.

As informações disponibilizadas de modo agregado ao público por meio do portal lançado e dos relatórios técnicos do projeto, sempre respeitando o sigilo das fontes, poderão ser utilizadas pelo setor produtivo, por órgãos governamentais, pesquisadores, pela imprensa e pela sociedade em geral, para melhor conhecer e compreender a realidade da pesca em Santa Catarina. Além disso, poderão auxiliar a balizar a tomada de decisões estratégicas pelo setor e a elaboração de políticas públicas que tenham como objetivo a melhoria nos setores da pesca costeira e marinha do Estado.

Acesse a página do projeto AQUI!