Principal Notícias Embrapa disponibiliza para download o livro “Manejo e Sanidade de Peixes em Cultivo”
0

Embrapa disponibiliza para download o livro “Manejo e Sanidade de Peixes em Cultivo”

Embrapa disponibiliza para download o livro “Manejo e Sanidade de Peixes em Cultivo”
0

A obra “Manejo e Sanidade de Peixes em Cultivo”, é uma publicação da Embrapa Amapá. Um material rico e resultado da colaboração de 62 pesquisadores de diversas instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior (Espanha e Argentina). O conteúdo foi organizado pelo pesquisador Marcos Tavares Dias e publicado em 2009.

O material é direcionado a todos os públicos, desde envolvidos diretamente na cadeia produtiva de peixes até estudantes e demais profissionais, principalmente a piscicultura. De linguagem simples e conteúdo atualizado e sistematizado, o livro eletrônico é direcionado às práticas de manejo relevantes para a manutenção da saúde de peixes em cativeiro.

Os pesquisadores que colaboraram com a produção do livro forneceram importantes informações sobre a alimentação, produção, reprodução, fisiologia, parasitologia e outros assuntos. E para instigar a leitura desta obra separamos este parágrafo retirado da obra de Wilcox (2009) e citado no livro aqui divulgado. Confira:

“Wilcox (2009) faz uma piada interessante em seu artigo sobre este assunto. Ele pergunta: “Como fazer uma pequena fortuna na piscicultura?”. Ao que, ele mesmo responde, em tom irônico: Você deve começar com uma pequena fortuna. É fato! E ele continua! A piscicultura é um agronegócio restrito. Cometa um erro e sua produção certamente morrerá; cometa um erro diferente e a fiscalização ambiental entrará no seu negócio; cometa ainda um outro erro, e as autoridades podem fiscalizar seus equipamentos, revogar sua licença, ou ainda, executá-lo legalmente na justiça e confiscar toda a sua produção. Este não é um negócio para desorganização e despreparo, A piscicultura não vai lhe proporcionar fortuna de uma hora para outra. Todos os que conseguiram ficar ricos, o fizeram através de um trabalho árduo, longas horas de dedicação, com investimento significativo, e de grande sacrifício pessoal”. Fantástico, não?

Baixe a obra completa clicando AQUI!