Principal Notícias Aquaponia como solução para produção sustentável de alimentos

Aquaponia como solução para produção sustentável de alimentos

Aquaponia como solução para produção sustentável de alimentos
0

Já imaginou montar seu próprio sistema de cultivo utilizando um espaço que está em desuso na sua casa ou mesmo no seu apartamento? Pois bem, sistemas aquapônicos estão inovando a forma como são produtivos os alimentos e principalmente agregando práticas sustentáveis.

A aquaponia é a integração da aquicultura (cultivo de peixes) e hidroponia (cultivo de plantas). Hoje, já é possível encontrar produções comerciais de grande escala utilizando sistemas aquapônicos, seja em ambientes controlados, com estufas ou locais ao ar livre com clima favorável. A aquaponia utiliza métodos e equipamentos que resultam tanto de práticas hidropônicas quanto da aquicultura.

São poucos os estudos sobre a produção comercial aquapônica. Publicado na ScienceDirect, o artigo Commercial aquaponics production and profitability: Findings from an international survey”, tem por objetivo documentar os métodos e culturas de produção, os tipos de espécies utilizadas e a rentabilidade dos sistemas comerciais aquapônicos nos EUA e nos demais países.

A pesquisa utilizou um formulário online para a coleta de dados, sendo que 257 pessoas preencheram os critérios de inclusão para o estudo. Entre algumas informações importantes se destacam:

  • as estufas têm sido utilizadas como métodos mais populares de produção aquapônica;
  • a maioria dos produtores constroem suas próprias estruturas aquapônicas;
  • em média são utilizadas duas espécies de animais aquáticos e 30% dos entrevistados utilizavam três ou mais espécies;
  • tilápia ( Tilapia spp., 69% dos entrevistados), peixes ornamentais (43%), bagre (ordem Siluriformes, 25%), outros animais aquáticos (18%), perca ( Perca spp. , 16%), bluegill ( Lepomis macrochirus , 15%), truta ( Oncorhynchus spp., Salmo spp., Salvenlius spp., 10%), entre outros, são algumas espécies utilizadas nos sistemas de aquaponia;
  • a média de peixes colhidos pelos entrevistados foi de 23 a 45 kg/ano;
  • a aquaponia é a principal fonte de renda para 30% dos entrevistados;
  • em média, o investimento inicial relatado foi de U$ 5.000 a U$ 9.999 nos 12 meses anteriores.

Os resultados levantados pela pesquisa forneceram uma melhor compreensão do negócio, podendo ser utilizados em pesquisas futuras e nas operações comerciais.

Leia o artigo completo clicando AQUI!