Principal Notícias Legislação Decreto regulamenta a criação de tilápias em tanques-rede no Estado do MT
0

Decreto regulamenta a criação de tilápias em tanques-rede no Estado do MT

Decreto regulamenta a criação de tilápias em tanques-rede no Estado do MT
0

O Estado do Mato Grosso deu um grande passo na tarde desta sexta-feira (15/9) ao regulamentar a criação de tilápias em tanques-rede. A piscicultura é uma cadeia do agronegócio brasileiro que vem se desenvolvendo e o MT tem investido para que o Estado decole e alcance o topo na cadeia produtiva.

Hoje, em Cuiabá, o governador do Estado assinou o decreto que regulamenta a criação de tilápias em tanques-rede. A iniciativa demonstra a importância do desenvolvimento da atividade para o Estado, representando mais recursos, geração de renda e emprego.

A aquicultura nos últimos anos tem apresentado um alto crescimento em relação à pesca marítima e continental, que vem drasticamente reduzindo seu estoque devido principalmente à exploração predatória dos recursos pesqueiros. O incentivo a produção de peixes por meio da criação em cativeiro vem sendo cada vez mais crescente e a criação intensiva de peixes em tanques-rede torna-se uma alternativa interessante, já que utiliza sistemas de alta produção em pequenas áreas e com baixo investimento inicial para implantação.

Santa Catarina é um dos Estados que tem em trâmite um projeto de lei na Assembleia Legislativa  (320/2017), que prevê o uso de barragens e outros corpos d’água do Estado para a criação de peixes. A proposta visa regulamentar uma atividade permitida desde 2003 em águas da União, como faixa litorânea e lagos de hidrelétricas em áreas de fronteira (Decreto nº 4.895).

Nosso post foi útil? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.